Cem anos do rádio no Brasil: a pioneira Rádio Clube de Pernambuco

As experiências de radiotelegrafia e radiotelefonia, com e sem fio, aconteceram simultaneamente em vários pontos do globo terrestre. Sendo assim, é muito difícil determinar uma data precisa ou mesmo a autoria de sua invenção.

No Brasil, há indícios de que foram realizadas múltiplas experiências com essas novas tecnologias já nas primeiras décadas do século 20, no Recife, por entusiastas e amadores cujas trajetórias se entrelaçam com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco.

Segundo Luiz Artur Ferraretto, professor e pesquisador de rádio, já em 1910 existem indícios de que transmissões eram feitas em Pernambuco.

“O cultivo do rádio, no sentido de rádio cultura, começa em Recife. Isso fica claro, olhando toda a movimentação cultural que existe naquela cidade em torno dessa nova tecnologia que está surgindo e pela proximidade deles em relação aos Estados Unidos, de onde, lá em Pittsburgh, eles recebem transmissões de rádio, as primeiras transmissões de rádio dos Estados Unidos. E aí, eles ficam com vontade de fazer a mesma coisa, também, e vão começar a fazer com os equipamentos que eles têm, mas de forma clandestina”, explica Ferraretto.

As informações são da Agência Brasil.

Pesquisar