A MPB, Música Popular Brasileira, é uma sigla que costuma estar associada às produções realizadas entre os anos de 1960 e 1980. Mas a música urbana que está na gênese dessa produção é anterior ao século 20.
Essa música urbana não estava na pauta das primeiríssimas emissoras de rádio dos anos 1920, mas logo se fez presente e se amplificou a partir de transmissões de diversas emissoras.
Um dos mais emblemáticos programas do rádio brasileiro, o Programa do Casé, teve em suas atrações musicais um de seus grandes atrativos.
Pelo rádio dos anos 1930 a 1950 passaram artistas que entrariam definitivamente para a história de nossa música popular: Noel Rosa, Carmen Miranda, Almirante, Ary Barroso.
As emissoras e governos investiram na música popular a reconhecendo como um grande referencial de cultura de nosso país. O que deixou de legado, por exemplo, os grandiosos arranjos do maestro e compositor Radamés Gnattali.
A Bossa Nova também teve sua casa radiofônica: a Rádio Jornal do Brasil deu vez e voz aos artistas do movimento.
Ainda que muitas emissoras do atual dial fiquem reféns dos ritmos da moda, a música brasileira com sua diversidade, força, renovação e identificação com público, será sempre uma aliada do rádio e, muitas vezes, ressurge como diferencial em programações, tanto do dial convencional, quanto nas emissoras criadas na internet.