CBN JF irá ao ar no 91,3 FM

Estúdio da Rádio CBN Juiz de Fora, que opera no Bairro Estrela Sul, na sede do Grupo Solar de Comunicação (Foto: Olavo Prazeres)

A Rádio CBN Juiz de Fora passa para a frequência modulada (FM) – no dial 91,3 FM – a partir de 13 de novembro. Até lá, o novo canal funciona em período de testes, e toda a programação local e nacional da “Rádio que toca notícias”, que integra o Grupo Solar de Comunicação, pode ser acompanhada por ondas médias, pelo 1010 AM, além de aplicativo próprio para celulares disponível para Android e IOS e pelo tribunademinas.com.br. Com a migração, todo o conteúdo local e nacional da CBN Juiz de Fora chegará aos rádios, carros e aparelhos eletrônicos dos juiz-foranos com um áudio mais limpo, claro e sem interferências, melhorando a experiência dos ouvintes. A mudança foi oficializada no último dia 17 de setembro, com a publicação de termo aditivo à outorga de concessão no Diário Oficial da União, assinado pelo ministro da Ciência e Tecnologia Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Diretoras geral e comercial do Grupo Solar de Comunicação, Márcia Neves e Suzana Neves comemoram a migração como uma oportunidade de levar informação qualificada, com melhor qualidade técnica aos ouvintes juiz-foranos. “É uma mudança profunda. Hoje, por exemplo, muitos carros já não têm rádios AM. Vamos manter toda a proposta do grupo de informar a cidade e compartilhar todo o cotidiano juiz-forano com uma rádio de conteúdo que chegará aos ouvintes com uma melhor qualidade do som e maior abrangência”, pontua Suzana. Por sua vez, Márcia destaca que “a qualidade do produto será a mesma”, mantendo a linha editorial e a credibilidade, marcas do grupo que também estão presentes nas páginas e no site da Tribuna de Minas.

‘A rádio que toca notícia’

Substituta da Rádio Solar AM no dial 1010 AM, a CBN Juiz de Fora debutou em janeiro de 2015 e trouxe para a cidade uma proposta baseada em notícias 24 horas por dia, modelo de grande sucesso nos principais centros do país. O compromisso com a informação da emissora é ancorado em equipe própria coordenada por Paulo César Magella. De segunda a sábado, pela manhã, a programação da emissora é dedicada a debater Juiz de Fora, com programas jornalístico, quadros especiais e a participação de colunistas diversos no “CBN Juiz de Fora”, ancorado pelo radialista Marcelo Juliani. A atração vai ao ar das 9h às 12h.

Entre a veiculação de um quadro e outro no “CBN Juiz de Fora” e durante toda a programação, o ouvinte é informado de tudo o que acontece no Brasil e no mundo pelo “Repórter CBN”, que é produzido por São Paulo e vai ao ar de meia em meia hora. Inserções locais produzidas pela equipe da CBN Juiz de Fora também são feitas ao longo de toda o dia.

Diuturnamente, os ouvintes também podem acompanhar o noticiário nacional em grade diversa que abrange política, economia, esportes, cultura e notícias cotidianas em programas hosteados por comentaristas e grandes nomes do jornalismo brasileiro como Carlos Alberto Sardenberg, Mílton Jung, Mario Sergio Cortella, Míriam Leitão, Carlos Alberto Sardenberg, Mauro Halfeld, Merval Pereira, entre outros.

Canal aberto para o ouvinte

A Rádio CBN Juiz de Fora opera na sede do Grupo Solar de Comunicação no Bairro Estrela Sul, que também abriga as redações da Tribuna de Minas e da Rádio Mix FM – no dial 88,9 FM – e conta com estúdio panorâmico montado no hall de entrada do prédio, que permite uma visão privilegiada da cidade.
Parceiro de todas as horas, o ouvinte é convidado de honra e pode participar ativamente por diversos canais de comunicação aberto pela CBN Juiz de Fora seja pelo Facebook (Rádio CBN Juiz de Fora); por e-mail (jornalismo@cbnjf); pelo Instagran (@radiocbn); por contato telefônico (3313-0015); e pelo WhatsApp (8407-1594)”.

Processo foi iniciado em 2014

Em novembro de 2013, foi assinado decreto presidencial que permite a migração das emissoras de rádio AM para a faixa FM, desejo antigo de radiodifusores, por conta de dificuldades técnicas enfrentadas nas faixas AM, ante interferências no sinal e pela evolução dos próprios equipamentos. A possibilidade de mudança atendeu pleito da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), em parceria com entidades estaduais.

“A rádio AM está perdendo qualidade, ela tem uma frequência muito difícil. Então, nas grandes cidades, principalmente, é muito difícil você sintonizar as rádios AM. Às vezes, ela pega, às vezes não pega. Nos rádios de automóveis, por exemplo, nem tem mais onde sintonizar rádio AM. Então, significa que uma grande parcela dos receptores nem tem como sintonizar”, afirmou o então ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, à época da assinatura do contrato.

Desde então, o Grupo Solar de Comunicação pleiteou a migração da então Rádio Solar AM – hoje CBN Juiz de Fora – para operar na frequência modulada FM. Após conversas iniciais, o pedido de migração foi oficializado em março de 2014. “Foi um processo muito difícil, de muita burocracia. Além de todo o projeto, tivemos investimentos na outorga e em equipamentos”, relembra Suzana Neves.

 

O post CBN JF irá ao ar no 91,3 FM apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar