Caratinga recebeu nesse domingo (28) dois pacientes com Covid-19 da cidade de Coromandel para tratamento hospitalar. Os pacientes estavam internados no Hospital de Uberlândia, onde não há mais leitos de UTI disponíveis, sendo transportados do aeroporto para o Casu-Hospital Irmã Denise. Ainda é aguardada a transferência de outros dois pacientes também internados no Hospital de Uberlândia.
A operação aérea contou com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e de equipes do 2° Pelotão de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O superintendente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, Ernany de Oliveira, acompanhou a transferência dos pacientes a Caratinga.
A transferência de pacientes é feita pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Central de Regulação, conforme a disponibilidade de leitos no estado.
Até esse domingo, a ocupação dos leitos de UTI adulto para COVID-19 no Hospital Irmã Denise (Casu) estava abaixo de 50%. De um total de 80 leitos de UTI adulto, exclusivos para o tratamento da COVID-19, a ocupação é de 39 leitos.
Apesar do cenário favorável quanto a ocupação de leitos de UTI, o Secretário de Saúde de Caratinga Erick Gonçalves reforça a importância de manter as medidas preventivas contra a Covid.
Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG