A Fundação Educacional de Caratinga, Funec, comemora nesta terça-feira (20) os 10 anos do Centro de Assistência à Saúde (CASU). A noite de hoje será de festa com apresentação do registro de seu hospital universitário que recebe o nome de ‘Hospital Irmã Denise’. O evento que também prevê inauguração de novos leitos de UTI está marcado para as 20h, na rua Niterói, Bairro das Graças, onde funciona o hospital.
Casu
O CASU foi criado em 2007 a partir do crescimento dos cursos do Instituto de Ciências da Saúde, sendo vinculado à Fundação Educacional de Caratinga, Funec. No início atendia o público em um prédio na rua Raul Soares, no centro de Caratinga. A nova e atual sede foi inaugurada em 2014, na rua Niterói, s/n, Bairro das Graças, em um prédio de dois andares.
A estrutura conta como consultórios médicos especializados e salas de apoio a serviços ambulatoriais, como curativos, exames, entre outros. O centro cirúrgico é um dos setores que vem recebendo investimentos, realizando desde cirurgias mais simples até as de médio e grande porte com equipamentos de ponta. O Hospital CASU Irmã Denise é o único da microrregião capaz de realizar diversas modalidades de cirurgias integradas ao mesmo equipamento.
Homenagem a Irmã Denise
O nome do hospital do CASU é uma homenagem da Funec à professora Maria da Glória de Sá. Irmã Denise, como era chamada, chegou a Caratinga em 1967 para lecionar na Escola Normal Nossa Senhora do Carmo. Antes, havia se graduado em Juiz de Fora como Normalista e iniciado os estudos em Literatura Francesa.
O “Colégio do Carmo” era uma renomada instituição de ensino fundada em Caratinga pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência, uma congregação feminina brasileira dedicada à espiritualidade carmelita e à educação das normalistas. Nesta escola “Irmã Denise” iniciou sua rica e respeitada trajetória como educadora.
Depois de concluir os cursos de Licenciatura em Português-Francês e a graduação em Ciência da Religião, ambos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), assumiu a direção da FAFIC, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga. Enquanto se dedicava aos compromissos assumidos com sua congregação religiosa, Irmã Denise se destaca na Funec com sua presença forte. Foi reconhecida como membro do Conselho Diretor da Funec e membro da Assembleia Geral dessa mantenedora.
A patronesse do hospital, Irmã Denise, exerceu atividades em Viçosa e Caratinga nos últimos anos de vida. A Fafic lhe garantiu um apartamento no campus universitário e ao mesmo tempo proporcionou-lhe oportunidade de fazer o Mestrado em Comunicação e Linguagem.
A Mestre faleceu em Viçosa em 2009, quando ia completar 69 anos.
Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG