Casos de abuso sexual contra menores também passam a contar com atendimento virtual

A PCMG em Manhuaçu tem um programa de atendimento virtual para casos de violência doméstica. Essa ferramenta tem trazido enormes ganhos para o combate ao abuso doméstico.

Iremos, agora, ampliar o atendimento configurando a atendente para receber noticiamentos de casos de abuso sexual contra menores.

O atendimento sigiloso e virtual tem se mostrado grande aliado a nossos serviços. A experiência nos prova que o primeiro atendimento à mulher é sempre muito constrangedor para ela e este meio virtual, digamos impessoal, tem dado maior segurança a essa vítima.

Acreditamos que com a ampliação ao atendimento para denúncias de pedofilia haverá favorecimento à redução da cifra negra ou subnotificação que é extremamente, absurdamente, alta nesses casos.

Muitos tem vergonha de narrar o ocorrido com uma criança próxima e acreditam que negando a ocorrência do fato, estarão protegendo a criança. importante para acabar com a violência contra a criança é acabar com a subnotificação, e isso inicia com o oferecimento de ferramentas para alguém próximo à vítima – pais, parentes, vizinhos, amigos, professores – trazer ao conhecimento do Estado os fatos criminosos de forma sigilosa, tranquila e sem qualquer exposição da vítima ou noticiante. O Estado precisa ter conhecimento de todos casos de violência sexual contra crianças e adolescente para desenvolver políticas públicas para seu enfrentamento.

Postado originalmente por: Manhuaçu News

Pesquisar