Caso suspeito de Coronavírus é registrado em Poço Fundo

Um caso suspeito de coronavírus foi registrado pela Secretaria de Saúde de Córrego Fundo nesta segunda-feira, 02. Segundo a Prefeitura, o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde foi adotado, pois a paciente apresentava sintomas de gripe e retornou da Itália na sexta, 28. Amostras de sangue dela foram colhidas e enviadas para análise.

O caso, no entanto, não consta no boletim epidemiológico da Secretaria Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado nesta segunda-feira, 02. Até o momento, Divinópolis é a única cidade do Centro-Oeste de Minas com três casos suspeitos de coronavírus notificados.

Para serem considerados confirmados, os casos em investigação passam por protocolo do governo federal e só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu em relação a Córrego Fundo.

O caso

A Prefeitura informou, por meio de nota divulgada no site e pelas redes sociais, que a paciente, que não teve a idade divulgada, é do sexo feminino e apresentou sinais de gripe leve. A medida foi adotada por ela ter viajado para a Itália e retornado na sexta-feira.

O coordenador epidemiológico do município, Douglas Luís de Araújo, afirmou foi feita a coleta do sangue, medidas preventivas foram adotas e a paciente está isolamento domiciliar. O Executivo disse que está monitorando o caso e aguarda o resultado laboratorial do exame.

A Secretária Municipal de Saúde, Keli Cristina da Silva, tranquilizou a população e disse que o momento não é para pânico e informou que todas as medidas necessárias foram tomadas. Ainda segundo Keli, todos os agentes de saúde do município foram treinados e estão aptos a lidar com a situação.

O protocolo seguido por eles informa que as amostras são remetidas primeiro para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte e depois para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, um dos três laboratórios de referência para a contraprova, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais é o terceiro do país com mais casos suspeitos de coronavírus, são 48 notificações, ficando atrás de São Paulo, com 163 casos, e Rio Grande do Sul, com 73 casos suspeitos.

A primeira suspeita no estado, conforme a SES-MG, foi notificada no dia 28 de janeiro de 2020 e até a oitava semana do ano, 48 casos que atendem a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), permanecem em investigação, e quatro foram descartados. Não há confirmações da doença até o momento em Minas Gerais. Foram 52 notificações até a última atualização do boletim da SES-MG.

Além de Divinópolis, os casos no estado estão divididos em: Barbacena (1), Belo Horizonte (19), Betim (1), Contagem (4), Ipatinga (1), Juiz de Fora (1), Lavras (1), Montes Claros (1), Mutum (1), Ouro Preto (1), Sete Lagoas (1), Uberaba (1), Uberlândia (3), Varginha (4) e Viçosa (1).

Casos no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde informou em coletiva, na tarde desta segunda-feira, o país tem 433 casos suspeitos de coronavírus. Duas suspeitas foram confirmadas em São Paulo, os infectados são brasileiros que estiveram recentemente na Itália. Os dois seguem em isolamento domiciliar.

O atual número de casos representa um aumento de 71%. De acordo com o Ministério, o balanço não foi atualizado ao longo do fim de semana, o que teria contribuído para o salto. No domingo (1º), o número de casos suspeitos era de 252. Ao todo, 162 casos foram descartados desde o início do monitoramento.

Mortes pela doença

O balanço da OMS, com dados deste domingo, aponta 2.977 mortes causadas pelo coronavírus. Somando as mortes noticiadas nesta segunda desde o boletim da OMS, houve cerca de 3.030 mortes entre quase 90 mil casos confirmados da doença no mundo.

 

 

 

Fonte: 104 FM

O post Caso suspeito de Coronavírus é registrado em Poço Fundo apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar