Cartilha virtual da Polícia Civil alerta população contra 16 tipos de golpes

A Polícia Civil lançou, na tarde desta quarta-feira, 15, uma cartilha virtual com o objetivo de alertar a população para tipos de golpes que têm se tornado ainda mais frequentes durante o período da pandemia do novo coronavírus. O objetivo do material é alertar a população sobre os principais golpes praticados atualmente, além de dar dicas de prevenção e cuidados necessários, segundo o Delegado Regional de Polícia Civil de Manhuaçu, Carlos Roberto Souza.

“A cartilha, denominada “Golpe, só se for na criminalidade”, é dividida em três categorias – golpes presenciais, golpes pela internet e crimes praticados por telefone – e contempla 16 tipos de golpes. Ela elenca uma série de abordagens praticadas pelos criminosos, além de dar dicas de como agir nesses casos”, informa o delegado. Entre esses, estão os golpes da clonagem de Whatsapp, do cartão cortado recolhido pelo falso motoboy e o do falso intermediador de vendas. Nesse momento de pandemia, dois golpes que voltaram com mais força são o do falso parente internado e o do falso sequestro”.

Com o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde, as pessoas têm ficado mais em casa, utilizando a internet e navegando pelas redes sociais. Com isso, os golpes migraram das ruas para o mundo virtual. Segundo a polícia, até o início de julho os crimes de estelionato aumentaram em 30% em comparação com o mesmo período do ano passado. 

“Por meio de um estudo baseado em estatísticas e no trabalho de inteligência, a PC resolveu criar e disponibilizar essa cartilha, com uma linguagem clara e objetiva para acesso de todas as pessoas. Ela será disponibilizada nas redes sociais e no site da polícia para download”, informou o Delegado Regional de Polícia Civil de Manhuaçu, Carlos Roberto Souza. Ainda segundo o Delegado, desconfiar sempre, não acreditar em vantagens mirabolantes e promessas de grandes negócios, pode evitar que as pessoas caiam em golpe. “Na dúvida não faça”, alertou.

Acesse a cartilha completa http://estaticog1.globo.com/2020/07/15/cartilha_golpes.pdf?_ga=2.216758294.1036724661.1594755795-cb5db78b-a468-fe01-94d2-bdd4fb8e00b6

Danilo Alves

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

%d blogueiros gostam disto: