A Defensoria Pública do Rio de Janeiro, em parceria com o programa SOS Crianças Desaparecidas, lançou nesta quinta-feira uma cartilha de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. A publicação traz dicas de como evitar e agir em casos de desaparecimento.
O defensor Rodrigo Azambuja, coordenador da Infância e Juventude, da Defensoria Pública do Rio, enfatiza que a cartilha é mais um instrumento para evitar, ao máximo, o desaparecimento de crianças e adolescentes para ele uma das formas mais traumáticas de violência.
A publicação também mostra a importância da emissão da carteira de identidade, que é um documento com foto e a impressão digital da criança, e do uso de pulseiras de identificação.
O lançamento da cartilha marca também o aniversário de 25 anos do programa SOS Crianças Desaparecidas, da Fundação para a Infância e Adolescência, que já ajudou na localização de mais de três mil crianças e adolescentes, 85% dos cadastrados na base de dados do projeto. Cerca de 568 casos ainda permanecem sem resolução.
As informações são da Radioagência Nacional.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.