Câncer de próstata: cuidado precisa começar antes dos 40 anos

Cerca de 65 mil novos casos devem surgir este ano

Indisposição e desconforto: os sintomas comuns em diagnósticos médicos são também a justificativa de muitos homens que evitam exames e costumam negligenciar a saúde. Em novembro, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, o alerta é redobrado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata – o segundo mais comum entre os homens – devem surgir ainda este ano. Seis mil só na Bahia, que ocupa o quarto lugar entre os estados com maior número de casos. Mas o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Lucas Batista, explica que outros tipos também são preocupantes e que o cuidado precisa começar antes mesmo dos 40 anos.

O especialista destaca como a pandemia agravou a diminuição na procura por atendimento médico e explica como a demora pode piorar o quadro clínico e até levar à morte.

Em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde oferece consulta gratuita na unidade básica de saúde, de segunda a sexta-feira. A lista com as unidades disponíveis por bairros está no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/. Já os hospitais Martagão Gesteira e Professor Edgard Santos realizam o tratamento do câncer de próstata por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

As informações são da Radioagência Nacional. 

Foto ilustrativa: Pixabay

Pesquisar