Nesta sexta-feira (31) termina a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Porém, cerca de 93 mil pessoas ainda não foram imunizadas em 86 municípios do Norte de Minas Gerais. Os dados são da Superintendência Regional da Saúde e foram divulgados nesta terça-feira (28). Além disso, a expectativa é de que 460 mil pessoas sejam vacinadas na região.
No entanto, o Ministério da Saúde estabeleceu que a meta de vacinação dos municípios deve alcançar 90% em todos os grupos pré-estabelecidos. Sendo assim, dentre as cidades da região, 12 já atingiram a meta e os outras 27 já vacinaram mais de 80% da população.
Vale ressaltar que em Montes Claros, a maior cidade do Norte do estado, as doses da vacina contra a gripe estão disponíveis em 18 postos de saúde.
Os grupos com maior risco de contágio da doença foi dividido da seguinte forma: idosos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além de trabalhadores da saúde, professores, indígenas, portadores de doenças crônicas transmissíveis, detentos e funcionários do sistema prisional.
Neste ano o prazo para vacinação foi estendido também para crianças de seis meses até seis anos incompletos, ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias.
Sobre a doença
O vírus da influenza pode se manifestar por meio de diversos sintomas, como dor de cabeça, dor no corpo, febre acima de 38º graus, tosse seca e persistente, cogestão nasal, dor de garganta, fadiga e fraqueza.
Neste caso, as pessoas que já vacinaram podem evitar internações, possíveis complicações relacionadas ao vírus e até óbitos caso contagiem a doença.
(com supervisão de Victor Veloso)