Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde e professores estão entre os grupos beneficiados
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou que a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza neste ano terá inicio em 23 de abril. Já o dia D acontece em 12 de maio. De acordo com a Secretaria, a mobilização vai acontecer antes do pico de transmissão da gripe no Brasil, que ocorre em julho.
Neste ano, o público-alvo da campanha será pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e professores.
No ano passado, Minas registrou 300 casos de gripe, sendo 50 mortes. Desde o início deste ano, foram registrados 221 incidências de síndrome respiratória aguda, que normalmente é ocasionada pela gripe.
Campanha começa mais tarde
A Secretaria de Saúde havia divulgado que o início da vacinação seria em 16 de abril. Porém, segundo o órgão, atrasos na entrega das vacinas por parte do Instituo Butantan ocasionaram a alteração para 23 de abril.
Em contrapartida, o Instituto nega os atrasos e diz que não há nenhum contrato assinado para a distribuição das doses.