Calendário eleitoral tem datas importantes para a radiodifusão

As emissoras de rádio e TV devem ficar atentas nos próximos dias, pois o calendário prevê vedações para radiodifusores

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) elaborou um calendário das Eleições de 2024 para orientar as emissoras de rádio e TV sobre as datas que trazem obrigações e vedações impostas pela legislação eleitoral (AQUI).

A primeira data de atenção é o dia 30 de junho, quando os apresentadores ou comentaristas que são pré-candidatos às eleições deste ano devem ser afastados das funções. 

Vale lembrar que a escolha definitiva dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador somente ocorre entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, durante as convenções partidárias. Para que os apresentadores e comentaristas possam ser escolhidos pelos partidos nas convenções, o afastamento do programa deve ter acontecido até o dia 30 de junho.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, alerta sobre a necessidade de observar rigorosamente as datas do calendário eleitoral: “as restrições têm o intuito de evitar abusos na programação que possam gerar desequilíbrio no pleito eleitoral. As emissoras ficam sujeitas a elevadas multas e, até mesmo, suspensão da programação”.

Nos próximos dias, a ABERT disponibilizará uma Cartilha Eleitoral com todas as orientações necessárias para as emissoras observarem durante as Eleições 2024.

*Informações: ABERT

Pesquisar