O Campeonato Mineiro é disputado por 12 equipes, onde os quatro primeiros se classificam para o mata-mata e os dois últimos caem para o Módulo II da competição. Dentre esses quatro é sempre esperado que Cruzeiro, Atlético e América, os times da capital, se classifiquem e a última vaga fica para algum time de interior.
O time da Caldense, da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, é sempre um dos times que se destacam. Neste ano, a Veterana tem o melhor início de campeonato dos últimos 24 anos. O time ocupa a terceira colocação, com três vitórias, um empate e uma derrota, somando 10 pontos em cinco rodadas. Essa excelente campanha só perde para o time de 1996, que conquistou 11 pontos se comparadas o mesmo número de rodadas.
A justificativa para o bom rendimento dentro de campo está no entrosamento do elenco, pois 70% dos jogadores atuais jogam juntos desde a categoria sub-15, em 2013. O treinador Marcus Paulo Grippi, que também é dessa época, resgatou para a Caldense 14 jogadores que foram comandados por ele na base: Verrone, Lucas Silva, Guilherme Martins, Nathan, Victor Françoso, Alyson, Franklin, Artur, Rafael Rosa, Vinícius, Jonathan Costa e João Victor.