O paulistano Gustavo Saldanha tem 8 anos e está no 3º ano do ensino fundamental. Ele é o brasileiro mais novo da Associação Internacional Mensa, que reúne pessoas de alto QI, o Quoeficiente de Inteligência. O do Gustavo é 140. E ele usa esse potencial, principalmente na música e na tecnologia.
Ele demonstrou interesse pela música assim que aprendeu a falar, e aos 5 anos se encantou pelos Beatles, quando participou de uma apresentação do dia das mães. Ele aprendeu o repertório da banda inglesa com grande velocidade, logo começou a se apresentar para os fãs do quarteto e, aos seis anos, gravou o primeiro álbum, com 14 sucessos dos Beatles.
O sonho do Gustavo é montar sua própria produtora de animações.
O QI de uma pessoa é medido por três testes feitos para compreender como usamos no dia a dia tudo o que aprendemos. É um conjunto padronizado de tarefas que analisam como resolvemos nossos problemas e nos relacionamos com o meio em que vivemos. Uma pessoa com o QI a partir de 115 está acima da média. O quoeficiente a partir 130 indica alguém superdotado, como o Gustavo Saldanha que, tem QI 140. E, QI a partir de 144 é um privilégio dos gênios.
As informações são da Radioagência Nacional.
Foto: Arquivo pessoal