Bombeiros reforçam dicas de segurança e prevenção para o período chuvoso

O verão está chegando. Época de curtir, descansar, ir pra praia, mas também é necessário se proteger. Junto do calor, vem o período de chuvas expondo você a algumas situações de risco. É importante que a população fique atenta a essas situações de risco causadas pelo mau tempo, além de praticar algumas ações preventivas.

“O período chuvoso é muito importante na nossa região e em todo o Estado de Minas Gerais, onde o corpo de bombeiros desenvolve algumas ações de prevenção, principalmente quanto a autoproteção das pessoas. Os riscos que as chuvas e tudo em decorrência delas, os raios, vendavais podem trazer para o patrimônio e a integridade física das pessoas são iminentes. As ações podem ser tomadas no intuito de prevenir e evitar esse tipo de desastre, a gente pode suavizar os danos causados por esses eventos adversos”, conta o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Tenente Flávio Mota.

Tenente Flávio Mota

Em Manhuaçu, o período de chuvas traz alertas quanto a deslizamentos de terra e enxurradas. “A região é como um vale, temos aqui algumas ocorrências importantes, a mais comuns são deslizamentos de terra principalmente, em alguns bairros aqui da região. Também é importante verificar se há incidência de trincas e rachaduras nas paredes das casas, que pode ser sinal de que o terreno está em movimentação e é um risco que pode levar pras famílias. É bastante grave, podem ocorrer soterramentos, então a gente orienta às pessoas que moram em regiões de encostas que sempre observem a movimentação dos barrancos, verificar se há deslizamentos constante e, caso haja, informar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para que se tomem as providências devidas, isolando a área”, pontua o comandante.

Segurança
A atenção deve ser redobrada neste período. De acordo com a corporação, durante temporais as pessoas devem afastar-se de áreas de risco de inundações, quedas de árvores e que possam ter riscos de deslizamentos de terra. Afinal, se cuidar é mais importante do que lidar com consequências maiores. “Devemos sempre zelar pela nossa segurança e de quem está ao nosso redor. O Corpo de Bombeiros trabalha principalmente com a prevenção e é importante pensar nisso para que a gente não tenha nenhum tipo de problema futuro em razão das chuvas, que este ano devem ser bastante intensas, tendo em vista que as estações foram muito marcantes”, reitera Tenente Flávio.

Dicas
O Corpo de Bombeiros separou diversas dicas para que o verão e o período chuvoso seja aproveitado de forma segura e sem maiores transtornos.

Antes das chuvas
Faça limpeza dos telhados; Desobstrua as calhas; Mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc; Retire entulhos dos quintais áreas, becos e ruas; Providencie a poda ou corte de arvores com risco de queda; Reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis.

Durante chuvas intensas
Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo a noite; Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso; Armazene água potável; Mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas; Desligue a energia elétrica; Procure abrigo em local alto e seco.

Se estiver no carro
Procure um local alto e espere o nível da água baixar; Não pare o carro próximo de postes ou arvores; Poças de água podem ocultar crateras; Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha; Dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.

Sob risco de inundações ou desabamento
Nos casos de maior gravidade (havendo infiltração, rachadura ou barulhos estranhos) abandone sua residência; Quem mora as margens de rios e próximo a encostas também deve sair de casa; Procure manter a calma acima de tudo; Providencie a evacuação do local e retirada de pessoas que ainda estão correndo risco; Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas; Na iminência de ser levado pelas águas, procure se agarrar em algum obstáculo ou flutuar;

Cuidados
Em caso de Tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, fique dentro de sua casa ou procure um lugar onde você possa se abrigar, desde que não seja uma área de risco. Evite viajar durante chuvas fortes e nunca dirija por estradas alagadas. Se notar que seu carro poderá ser arrastado pelas águas, pare, abandone o veículo e procure um local seguro.

Cuidado com Raios
Desligue aparelhos elétricos das tomadas; Fique longe de janelas; Não fique próximo de árvores ou postes, porque eles atraem raios; Não fique em pé em campo aberto;
Evite campos de futebol, praias e outros locais abertos; Não retire roupas de varais de arame durante as chuvas fortes; Mantenha distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, assim como estruturas metálicas em geral; Permaneça dentro do carro, já que automóveis oferecem excelente proteção contra raios; Não fique dentro da água; Use o telefone somente em casos de emergência.

Deslizamentos de terra e desmatamento
Evite desmatar os morros, pois sem vegetação o solo fica sujeito a deslizamentos Principalmente, jamais plante bananeiras nas encostas já que elas deixam a terra mais frágil;
Fique atento para os sinais de perigo, como árvores, paredes, postes ou muros inclinados, portas e janelas emperradas e paredes com trincas ou barrigas; Rochas também são muito perigosas, especialmente se estiveram muito expostas na terra, em local sem vegetação e acima de sua casa; Abandone a área de risco com rapidez, mas sem correrias. Ninguém deve se preocupar em levar objetos; Evacue a área, evitando que pessoas desabilitadas ou curiosos entrem no local.

Prevenção
Mantenha ralos e calhas limpos, para que o fluxo de água não seja interrompido; Tenha cuidado ao realizar a limpeza no telhado, evitando quedas; Não jogue lixo em calçadas, bueiros, rios, córregos ou galerias; Fique atento às notícias pelo rádio ou televisão sempre que puder, principalmente em dias de chuvas fortes. Isso pode evitar que você se coloque em situação de risco; Limpe os locais atingidos pela água e lama usando botas e luvas, assim você evita doenças graves, como a leptospirose; Não reaproveite alimentos que possam ter sido atingidos pelas águas das chuvas, mesmo os que estão fechados em pacotes, pois algumas embalagens podem ser de material absorvente, o que propicia a contaminação; Febres, diarreia, vômitos e dores de cabeça ou no corpo, após o contato com águas de inundação, podem indicar doenças, como a leptospirose e hepatite A, e a pessoa deve ser encaminhada ao posto de saúde mais próximo.

João Vitor Nunes

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar