Bombeiros continuam no combate as chamas na Serra da Canastra

Após seis dias de chamas no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros segue seus trabalhos para controlar as chamas no local. De acordo com os agentes, já são 16 equipes de combate com três componentes cada, entre bombeiros militares e brigadistas.

Dentre as 16 equipes de combate montadas, mais de 70 pessoas atuam nos incêndios na Serra. Os bombeiros contam com o apoio de brigadistas dos Parques Nacionais da Serra do Cipó, Serra dos Órgãos e do Caparaó, além da ajuda que recebem da Polícia Militar e do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG).

Para controlar os focos de incêndio, os bombeiros trabalham com abafadores, bombas costais, facões, sopradores e pinga-fogo, que são aeronaves que lançam água nas linhas de fogo. Além disso, é utilizado também um drone, que auxilia na localização dos focos das chamas e mostram os locais que a equipe tem que fazer um planejamento mais elaborado nas operações.

O incêndio, que está controlando o local desde o último sábado (15), é investigado sobre seu ponto de origem, que os bombeiros acreditam ter sido provocado de maneira intencional e criminosa. Além disso, os agentes informaram que cerca de 21 mil hectares já tenham sido consumidos pelo fogo.

Pesquisar