Bombeiros atendem 57 chamadas de chuvas em Minas; Em BH, Kalil realiza reunião para discutir ações

A Média Climatológica para outubro era de 104,7mm, porém na região Leste choveu 230,8 mm

Minas Gerais foi atingida por fortes chuvas na noite dessa segunda-feira (18). Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros do Estado atendeu cerca de 57 chamadas. O número foi registrado até às 6h desta terça-feira (19).

Conforme as informações da corporação, os militares realizaram vistorias em áreas com risco de alagamento, enxurradas e deslizamentos. Além disso, atenderam chamadas relacionadas a árvores caídas em ruas e salvamento de pessoas ilhadas.

Em Belo Horizonte, a tempestade deixou diversas pessoas ilhadas em carros após interdições de vias. Houve também desabamento de estruturas.

A região Leste da capital registrou mais que o dobro de chuvas esperadas para outubro. De acordo com a Defesa Civil, choveu 230,8 mm na região, ou seja, 202,9% do previsto para o mês.

Devido a situação, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) irá se reunir, na tarde desta terça-feira (19), com representantes da prefeitura, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para preparar ações para o período chuvoso.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo Vieira, além dos superintendentes da Sudecap, Henrique Castilho, e de Limpeza Urbana, coronel Genedempsey Bicalho Cruz irão participar do encontro.

O diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinícius Leite Pereira, e os nove coordenadores das regionais da cidade também estarão presentes.

Belo Horizonte ainda em alerta

A capital segue em alerta, visto que a Defesa Civil informou que há possibilidade de pancadas de chuva de 20 a 40 mm, acompanhada de raios e rajadas de vento de 50 km/h.

Os moradores ainda devem ficar atentos aos deslizamentos de terra. O alerta é válido até quarta-feira (20).  Ao todo, oito regiões estão sob alerta máximo de risco geológico.

Foto ilustrativa: Pixabay

Pesquisar