Bolsonaro e Trump devem assinar acordo sobre Base de Alcântara nesta terça-feira

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem assinar, nesta terça-feira (19), o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre os dois países.

 

A medida vai permitir o uso comercial da base de lançamentos aeroespaciais de Alcântara, no Maranhão.

 

Bolsonaro chegou ao país norte-americano na tarde desse domingo (17). Ele pousou na Base Aérea de Andrews, em Washington, e ficará hospedado na Blair House, palácio que faz parte do complexo da Casa Branca.

 

Pela manhã, antes do embarque, Bolsonaro transmitiu o cargo ao vice Hamilton Mourão. E à noite, participou de um jantar oferecido pelo embaixador do Brasil em Washington.

 

Pelo Twitter, Bolsonaro afirmou que sua visita aos Estados Unidos representa o começo de uma parceria pela “liberdade e prosperidade”.

 

A Base de Alcântara é reconhecida internacionalmente como ponto estratégico para o lançamento de foguetes, por estar localizada em latitude privilegiada na zona equatorial, o que permite uso máximo da rotação da Terra para impulsionar os lançamentos.

 

Segundo a Agência Espacial Brasileira, o uso da Base de Alcântara pode significar uma redução de 30% no uso de combustível, em comparação a outros locais de lançamentos em latitudes mais elevadas.

Por: Rádio EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: