Boletim Amirt Notícias – 29 de dezembro

Hoje é quarta-feira, dia 29 de dezembro, e essas são as principais notícias do dia:

Política:

Presidente edita MP para distribuição de alimentos à quilombolas

O presidente Jair Bolsonaro editou, nessa terça-feira (28) uma medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 167,2 milhões para o Ministério da Cidadania com o objetivo de garantir a distribuição de cestas de alimentos à população quilombola. A MP atende a uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão determinou que a União formule um “plano nacional de enfrentamento da pandemia covid-19 no que concerne à população quilombola, com objetivos, metas, ações programáticas, cronograma de implementação e metodologias de avaliação, contemplando, ao menos, providências visando a ampliação das estratégias de prevenção e de acesso aos meios de testagem e aos serviços públicos de saúde, controle de entrada nos territórios por terceiros, considerado isolamento social comunitário e distribuição de alimentos e material de higiene e desinfecção”.

As informações são da Agência Brasil.

Minas implementa carteira de identidade do autista

Minas deu início nesta semana à emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Cíptea). O documento é garantido nacionalmente por lei desde janeiro de 2020, mas sua implantação depende dos gestores estaduais. A solicitação e a emissão do documento são feitas digitalmente, no site do governo do estado. É preciso se cadastrar, preencher as informações dos formulários e anexar a documentação exigida. A Carteira Nacional do Autista garante prioridade de atendimento em serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso de particulares, inclui supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, cinemas e eventos esportivos.

As informações são da Agência Brasil.

Esporte:

Após saída de Luxemburgo, diretor da base do Cruzeiro é demitido

As mudanças no departamento de futebol do Cruzeiro seguem em ritmo acelerado. Depois de comunicar o desligamento do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro anunciou a saída do diretor das categorias de base. Gustavo Ferreira não permanecerá no cargo e o clube precisará de um novo gestor para a Toca I. Está previstas mais mudanças ao longo dos próximos dias. O choque de gestão promovido pela equipe de Ronaldo acontece para enxugar os gastos com a intenção de diminuir custos e cortar na carne o pagamento de salários, diminuindo a folha de R$ 3 milhões para um terço desse valor.

As informações são da Rádio Itatiaia.

Com a saída de Cuca, Galo tem interesse em Jorge Jesus 

Após Cuca anunciar que não será mais o técnico do time em 2022, a à diretoria do Galo fez uma consulta informal, por meio de telefonema nessa terça-feira (28), a Jorge Jesus, que fez sucesso no Flamengo e na última temporada esteve com o Benfica. Segundo a imprensa portuguesa, o Jesus não está mais sendo bem aceito dentro do clube português e acabou sendo desligado do time. O técnico português não é a única alternativa da diretoria do Galo atualmente. Além dele, há outros nomes que serão estudados pela diretoria, sendo que a ideia é fazer uma lista de possibilidades, com brasileiros no fim da fila.

Polícia:

Ônibus fretado cai em ribanceira e deixa dois mortos e 34 feridos na BR-381

Duas pessoas morreram e 34 ficaram feridas em um grave acidente na BR-381, na madrugada desta quarta-feira (29), envolvendo um ônibus fretado que saiu de Belo Horizonte com destino ao litoral capixaba. O veículo caiu em uma ribanceira em João Monlevade, região Central de Minas. Entre os feridos estão 24 mulheres e dez  homens, muitos deles eram da mesma família. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os mortos são um homem e uma mulher ainda não identificados. Havia 47 pessoas no veículo, contando com o motorista. O condutor chegou a fazer o teste do bafômetro, mas o mesmo não constou uso de álcool. Ele disse aos policiais que teve um mal súbito e perdeu o controle da direção. Dos passageiros que precisaram de atendimento, 32 já foram liberados do hospital. Uma das vítimas que ficou em estado gravíssimo passa por cirurgia no hospital Santa Margarida, de João Monlevade.

Polícia prende terceiro suspeito de participar da morte de taxista em Itaúna

O terceiro suspeito de participar da morte do taxista Márcio Nogueira dos Santos, de 46 anos, foi preso no início da tarde dessa terça-feira (28) em Itaúna. Dois jovens de 19 e 22 anos foram presos e confessaram a autoria do crime. Segundo a Polícia Militar (PM), o jovem de 28 anos é peruano e foi preso no Bairro Morro do Engenho. A PM explicou que foi feito contato com moradores em busca de informações, além de buscas nas prováveis rotas de fuga. Após ser detido, o terceiro suspeito foi encaminhado ao hospital para atendimento médico e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil Regionalizada.

As informações são do Portal MPA.

Previsão do tempo:

Em Minas Gerais, a previsão do tempo nesta quarta-feira (29) é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, às vezes fortes, com trovoadas, no Nordeste, Central Mineira, Metropolitana, Oeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, o céu fica nublado com pancadas de chuva isoladas. A temperatura deve variar entre 13 e 32 graus.

Em Belo Horizonte, a previsão indica que o dia será de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva fortes e trovoadas isoladas.. A mínima foi de 17 °C, máxima estimada de 27 °C e a umidade relativa mínima em torno de 50% à tarde.

 

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: