Hoje é sexta-feira, 25 de novembro, e essas são as principais notícias do dia:
Política
Sem acordo, votação do PL dos Agrotóxicos é adiada para terça-feira
A votação do projeto de lei que flexibiliza regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, que estava marcada para essa quinta-feira (24) na Comissão de Agricultura (CRA), foi adiada para a próxima terça-feira (29).O PL 1.459/2022 trata da pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação, exportação, destinação final e fiscalização de agrotóxicos. Desde o início da tramitação na comissão, a matéria é fruto de ampla divergência entre os senadores. Entre as medidas previstas no substitutivo estão a concentração do poder decisório sobre os agrotóxicos no Ministério da Agricultura e a alteração da nomenclatura agrotóxico, que passaria a ser chamada, na legislação, de pesticida.
Economia
Equipe de transição pede adiamento de leilão da CeasaMinas
A equipe de transição do governo federal pediu o adiamento da desestatização da CeasaMinas para o ano que vem. O leilão está marcado para 22 de dezembro, mas a equipe pede que a homologação da decisão aconteça já com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência. O coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) enviou o documento à Casa Civil no domingo (20), solicitando ao ministro Ciro Nogueira (PP) o adiamento de 90 dias. Além desse, a equipe de transição também está tentando adiar o leilão do Metrô de Belo Horizonte, marcado para o mesmo dia, 22 de dezembro.
Saúde
Secretaria de Estado de Saúde reforça ações de prevenção contra dengue, zika e chikungunya
Com a chegada da estação chuvosa, é necessário redobrar as ações de cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti. A combinação entre o maior volume de chuvas e as altas temperaturas, trazem as condições ambientais favoráveis para que a população do inseto aumente, iniciando, consequentemente, um ciclo de transmissão dessas doenças. Com o objetivo de reduzir os riscos de ocorrência de casos e preparar as equipes que atuam no combate ao Aedes, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já iniciou uma série de ações, como capacitação dos profissionais, alinhamento de estratégias nos territórios e sensibilização da população quanto aos cuidados necessários para o combate ao vetor. Além disso, o Estado tem acompanhado as ações dos Comitês Municipais de Enfrentamento das Arboviroses, um grupo integrado por diversos profissionais de várias áreas da saúde, entre vigilância, atenção primária, controle vetorial, para discutir os cenários possíveis e analisar o que está ocorrendo em nível local.
Esporte
Médico da seleção diz que Neymar sofreu entorse no tornozelo direito
Após a estreia da seleção brasileira na Copa do Catar, nessa quinta-feira (24) o médico da equipe, Rodrigo Lasmar, falou à imprensa em coletiva sobre a lesão que Neymar sofreu no tornozelo direito e que o levou a deixar o jogo contra a Sérvia no segundo tempo. Segundo o médico, Neymar teve uma entorse no tornozelo direito e iniciou o tratamento com gelo ainda em campo e posteriormente na fisioterapia. Outras respostas serão dadas após a avaliação mais detalhada do jogador. O técnico Tite, que também participou da entrevista, afirmou com ênfase que tem certeza absoluta que Neymar vai jogar a Copa.
Policial
Minas tem 38 cidades em situação de emergência por causa das chuvas
Dados atualizados nesta quinta-feira (24) pela Defesa Civil de Minas Gerais indicam que subiu para 38 o número de cidades em situação de emergência por causa das chuvas. Uma pessoa morreu, em Piraúba, na Zona da Mata mineira, em decorrência dos temporais que atingem o estado. Até agora, 553 pessoas estão desabrigadas e 2.369 desalojados. No fim de semana, um volume de chuva significativo é previsto para as regiões Leste e Norte mineiro.
Previsão do Tempo
Nesta sexta-feira, as condições meteorológicas serão de tempo instável com chuva volumosa em praticamente todas as regiões do estado de Minas Gerais, por causa da formação de um novo episódio de nebulosidade no Atlântico Sul. Em Minas Gerais, o maior volume de chuva nos próximos dias deve atingir o Norte, Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte, inclusive a capital mineira.
Em Belo Horizonte, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima foi de 13 °C, a máxima estimada é de 27 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 45% à tarde.
Tocador de áudio