Hoje é quinta-feira, 1º de dezembro, e essas são as principais notícias do dia:
Política
Governo de Minas apresenta demandas prioritárias de infraestrutura para equipe de transição em Brasília
O Governo de Minas Gerais, representado pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, e o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Gabriel Fajardo, apresentou, nessa terça-feira (29), em Brasília, um conjunto de demandas e propostas prioritárias relativas ao setor de infraestrutura no estado, que têm conexão ou são de competência do governo federal. O documento foi apresentado ao senador Alexandre da Silveira, que coordena o grupo responsável pelos assuntos relativos à infraestrutura no governo de transição.
As informações são da Agência Minas.
Economia
FGV: Indicador de Incerteza da Economia varia 0,1 ponto
O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou praticamente estável em novembro deste ano. O índice variou 0,1 ponto e chegou a 112,1 pontos. Os dois componentes que formam o indicador tiveram comportamentos diversos. O componente de Mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza na imprensa, subiu 0,3 ponto, para 112,6 pontos. Por outro lado, o componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, caiu 0,7 ponto, para 105,1 pontos.
As informações são da Agência Brasil.
Saúde
Doenças comuns nos anos 70 podem retornar devido à baixa procura pela vacinação infantil
A vacinação é a forma mais eficaz e segura de proteção contra doenças infecciosas, mas, nos últimos anos, dados do Programa Nacional de Imunização mostram baixos índices de cobertura em todo o país. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 742 municípios estão com alto risco de reintrodução de doenças que poderiam ser evitadas com a imunização de crianças menores de 2 anos. Diante deste cenário, o Governo de Minas Gerais lançou uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da vacinação, entre outras ações.
As informações são da Agência Minas.
Esporte
Minas Gerais conquista 130 medalhas nas Paralimpíadas Escolares
Minas Gerais fechou as Paralimpíadas Escolares deste ano em quinto lugar geral, com a participação de destaque de diversos estudantes-atletas no evento esportivo que ocorreu em São Paulo (SP), de 21 a 26 de novembro. A delegação mineira alcançou 275 pontos com a conquista de 130 medalhas, sendo 67 no atletismo, uma na bocha, seis no judô, 44 na natação, duas no parabadminton, sete no tênis de mesa e três no tênis em cadeira de rodas. Ao todo, 101 estudantes-atletas de Minas Gerais participaram das Paralimpíadas Escolares.
As informações são da Agência Minas.
Policial
Operação mira fraudes milionárias no setor de metais e sucata
Nessa quarta-feira (30) foi deflagrada a terceira fase da Operação Sinergia, que tem como objetivo apurar fraudes tributárias de dois grupos econômicos de grande expressão no mercado nacional que atuam na produção, comercialização e reciclagem de sucatas e metais (zinco e alumínio). Além do crime de sonegação fiscal, os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais (Betim) e em São Paulo.
As informações são da Agência Minas.
Previsão do Tempo
Nesta quinta-feira (1º), a previsão indica céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura segue estável em todo o Estado. A mínima foi de 12ºC e a máxima pode chegar aos 35ºC.
Em Belo Horizonte, o céu fica parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. A temperatura também permanece estável na capital. A mínima foi de 16ºC e a máxima prevista é de 29ºC.