Boletim Amirt Notícias – 19 de agosto

Hoje é quinta-feira, dia 19 de agosto e essas são as principais notícias do dia: 

Política 

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) e a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE/MG), com a interveniência do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinaram acordo de leniência com a empresa Andrade Gutierrez Engenharia. 

Com o primeiro acordo de leniência, a empresa pagará R$ 128,8 milhões até dezembro de 2030. O valor corresponde ao pagamento de ressarcimento de dano moral coletivo, em decorrência de ilícitos praticados no âmbito de contratos envolvendo recursos oriundos do Tesouro estadual. 

  

Durante encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), apontou a necessidade de “restabelecer o diálogo” entre os poderes, especialmente, entre o Executivo e o Judiciário.  

Pacheco ainda destacou que Fux se colocou favorável a discutir formas de melhorar o ambiente entre os Poderes.  

  

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), cumpre agenda, nesta quinta-feira (19), nos municípios da Zona da Mata.  

Além de Goianá e Tabuleiro, o governador estará em Ubá, onde visitará a Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e anunciará ações para a Saúde no município e região. 

Esporte 

O Atlético atropelou o River Plate por 3 a 0. Com direito a volta da torcida alvinegra, Zaracho e Hulk balançaram as redes com belos gols, no Mineirão.  Com o placar, o Galo carimba vaga nas semifinais da Copa Libertadores. 

  

O Uberaba anunciou a contratação de mais dois jogadores para a Segunda Divisão do Mineiro. O meia Jefferson, de 23 anos, e o atacante Lucas Espiga, de 22, estavam no Nacional de Muriaé. 

O time do Triângulo Mineiro, que está no Grupo B, estreia na competição no dia 11 de setembro, contra o Araxá, às 15h, no estádio Fausto Alvim.  

Polícia 

Um jovem foi condenado a 32 anos de prisão por dois crimes cometidos contra uma mesma vítima em Açucena, no Vale do Rio Doce. 

Conforme o Ministério Público, o condenado matou um homem, de 29 anos, com um tiro na nuca em 2019. No mesmo ano, o jovem teria agredido a vítima com golpes de cacos de vidro. 

Após dez dias do crime, o autor foi preso pela polícia.  

 

A Polícia Civil (PC), em parceria com a Polícia Militar (PM), deflagrou a Operação “Albânia” em Cláudio, Itapecerica e Carmópolis de Minas, no Centro-Oeste do Estado. 

A ação, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas da região, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão. Três suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas.  

Durante as abordagens, os militares apreenderam cocaína, maconha, balança de precisão e 13 celulares. 

Previsão do Tempo 

Minas Gerais terá ar seco e calor durante o dia. O tempo fica estável, embora possa chuviscar no Vale do Jequitinhonha. Os baixos índices de umidade do ar permanecem, sobretudo nas regiões Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro.  

Em Belo Horizonte, a previsão indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado. A mínima foi 13 °C e a máxima estimada é 26 °C. 

 

amirt notícias