Hoje é terça-feira, 16 de maio, e essas são as principais notícias do dia:
Política
STF revoga liminar e libera pagamento do Piso da Enfermagem
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, suspendeu parcialmente, nessa segunda-feira (15), uma liminar que impedia o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem. Com isso, o novo salário – de R$ 4.750 – aprovado no ano passado pelo Congresso Nacional poderá ser pago a enfermeiros da rede pública e privada de todo o país. A decisão será julgada pelo conjunto de ministros do Supremo em julgamento virtual a partir da próxima sexta-feira (19).
Economia
Petrobras anuncia nova política de preços para combustíveis e acaba com paridade internacional
A Petrobras divulgou nesta terça-feira (16), em fato relevante comunicado ao mercado, que a diretoria executiva da estatal aprovou uma nova estratégia comercial para a definição dos preços dos combustíveis. Na prática, a empresa alterou uma regra em vigor desde 2016, em que os preços dos combustíveis no Brasil acompanhavam as oscilações internacionais, sem uma intervenção do governo nos preços. A empresa informou que com a nova estratégia tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.
Saúde
Fiocruz e Funed vão produzir vacina contra quatro tipos de meningite em parceria internacional
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro para produção de uma vacina nacional que protege contra quatro tipos de meningite. O imunizante poderá ser produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), detentora da tecnologia. O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou que o registro é mais um passo na busca pela autossuficiência nacional, por meio da redução da dependência de insumos internacionais e da incorporação de tecnologias estratégicas para o país.
Esporte
Brasil sobe ao pódio oito vezes em Aberto Paralímpico de tênis de mesa
O tênis de mesa paralímpico brasileiro arrematou oito medalhas, duas delas de ouro, no Aberto da Eslovênia. Uma das medalhas douradas foi nas duplas WD14, conquistada pela goiana Lethicia Larcerda em parceria com a ucraniana Maryna Lytovchenko, no sábado (13), último dia de disputas. O Aberto é uma das competições do circuito mundial que mais pontua para o ranking mundial, lista que serve de parâmetro na corrida por vaga nos Jogos de Paris 2024.
Policial
Homem se passa por adolescente nas redes sociais e estupra jovem de 12 anos em Contagem
Um homem utilizou as redes sociais para se passar por um adolescente de 16 anos e se aproximar de uma jovem, de 12. Ele estuprou a menina após se encontrarem na casa da vítima, em Contagem, Região Metropolitana de BH. O caso foi registrado neste sábado (13). A jovem afirmou que nunca tinha visto o suspeito e conta que combinaram de se encontrar em sua casa, em um dia que seus pais não estavam no local. O perfil utilizado foi excluído das redes sociais e a polícia está em posse de imagens do circuito de segurança para tentar identificar o autor do crime.
Previsão do Tempo
Nesta terça-feira (16), as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo estável com predomínio de Sol e temperatura baixa, sobretudo, na noite e madrugada em boa parte do estado de Minas Gerais, por causa da atuação de uma massa de ar frio e seco associada a um sistema de Alta Pressão atmosférica. As baixas temperaturas favorecem a formação de geada em pontos isolados do Sul do estado. O céu fica nublado a parcialmente nublado com névoa úmida ao amanhecer no Rio Doce e Mucuri. Nas demais regiões, o céu fica claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima foi de 8°C e a máxima é de 35°C.
Em Belo Horizonte, o dia será de céu claro com sensação de frio ao amanhecer e à noite, além de tempo seco à tarde. A mínima foi de 13 °C, a máxima estimada é de 27 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 30% à tarde.