Boletim Amirt Notícias – 14 de setembro

Hoje é terça-feira, dia 14 de setembro e essas são as principais notícias do dia:

Política

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e os demais chefes dos Poderes do Estado se reuniram para discutir o pagamento da dívida com a União, nessa segunda-feira (13). No encontro, o governador informou da intimação feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, em relação a adesão ao novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O Estado possui uma série de liminares judiciais no STF que suspende o pagamento da dívida até a adesão ao novo regime. Porém, o ministro alertou que pode ficar insustentável manter a liminar e, caso ela caia, o Governo deverá pagar R$ 26 bilhões, mais parcelas anuais de R$8 bilhões.

Assim, ficou decidido que os técnicos do Estado devem buscar uma solução que mantenha a suspensão do pagamento. Além disso, eles devem trabalhar na proposta de adesão de Minas ao regime.

 

Para evitar incêndios nas Unidades de Conservação (UC`s), o Governo de Minas iniciou uma operação de fiscalização nessa segunda-feira (13), . A Força-Tarefa ostensiva responsável constitui a Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Inicialmente, a ação será realizada durante o mês de setembro em unidades consideradas mais vulneráveis aos incêndios provocados por ação humana. Entre elas: Parque Estadual Serra do Ouro Branco, na região Central e Parque Estadual Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Esporte

A vitória do Brasil sobre o Vietnã foi de 9 a 1, nessa segunda-feira (13), deixou claro que a seleção brasileira quer apagar a experiência de 2016 na Copa do Mundo de futsal masculino. Na edição anterior da disputa, o país foi eliminado pelo Irã nas oitavas de final, mas agora tem a chance de retomar a coroa da modalidade, que conquistou em 2012 pela última vez.

Em entrevista para a Agência Brasil, Rodrigo, o capitão da seleção, afirmou acreditar que sua equipe tem condição de fazer uma história muito bonita na Lituânia, onde está sendo realizado o Mundial. O técnico revelou que é isso tenta passar para os jogadores, sabendo que quando o time não entrega, a pancada é maior.

 

Jogador com mais partidas na história do Cruzeiro, o goleiro Fábio, de 40 anos, ainda não tem futuro definido no clube. Com contrato perto do fim, o jogador já brincou dizendo que deve se aposentar em um mês de dezembro, mas não especificou quando.

Em entrevista à Globo, o goleiro relatou que quer continuar com a Raposa para ajudar o clube a voltar para a Série A do Brasileiro. Para isso, se preciso, ele tem a intenção de continuar no clube por mais algum tempo. Atualmente, o jogador tem 961 partidas com o Cruzeiro, se aproximando do marco de mil jogos.

Polícia

O presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, informou que vai registrar um boletim de ocorrência e uma notícia-crime no Ministério Público pelo reaparecimento de oito caixas com documentos do inquérito que investiga o transporte público em Belo Horizonte. Em entrevista ao G1, ele explicou que os documentos foram entregues por Adilson Elpídio Daros, gerente exonerado do órgão.

As caixas serão arquivadas no cofre da Central de Operações da BHTrans.

 

Uma mulher, de 49 anos, foi assaltada em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite dessa segunda-feira (13). Quatro criminosos levaram o carro dela e fugiram em direção a Betim e, após operação de bloqueio, a Polícia Militar fez a apreensão de um deles.

Os outro três autores foram encontrados durante perseguição, mas trocaram tiros com a PM e fugiram. A vítima reconheceu o homem preso como quem a ameaçou com uma arma no início do assalto, ela e o suspeito foram encaminhados para a delegacia de Betim.

Previsão do tempo

A previsão para esta terça-feira é de céu parcialmente nublado a claro nas regiões mineiras da Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Já nas demais regiões, é previsto o céu claro a parcialmente nublado com presença de névoa seca.

Na capital mineira as temperaturas devem variar, a mínima é de 20º e a máxima de 34º.

 

 

Amirt Notícias

Anexos para downloads: