Boletim Amirt Notícias – 13 de setembro

Hoje é segunda-feira, dia 13 de setembro e essas são as principais notícias do dia:

Política

Manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula foram registradas nesse sábado (12) em diversas capitais do Brasil, incluindo Belo Horizonte. Organizadas por movimentos políticos, as ações contaram com participação de entidades e centrais sindicais.

Na capital mineira, os manifestantes vestiam branco e se reuniram na Praça da Liberdade. Em meio aos protestos, faixas e cartazes solicitavam mais vacinas e cobravam por medidas rigorosas contra a pandemia da Covid-19.

Além disso, alguns manifestantes também portavam bandeiras de partidos políticos de oposição. As ações de protesto foram dissipadas por volta de 13h.

 

O município de Pedra do Anta, na Zona da Mata mineira, elegeu um novo prefeito durante eleição suplementar, nesse domingo. Eduardo José Viana (PL) elegeu-se com 1.849 votos (72,23%), ele deve exercer seu mandato até 31 de dezembro de 2024.

Além do município mineiro, também foram realizadas eleições em outras 4 cidades brasileiras, são elas: Silva Jardim e Santa Maria Madalena (RJ), Campo Grande (AL) e Gado Bravo (PB).

Esporte

O Atlético-MG venceu Fortaleza por 2 a 0, nesse domingo, e lidera o Campeonato Brasileiro 2021 com 7 pontos de vantagem sobre o Palemiras, segundo colocado. Invicto há 12 partidas, os números alcançados pelo time são impressionantes. Dos 7 jogos realizados fora de casa, o Galo venceu 5.

 

A seleção brasileira começa a busca pelo 8º título da Copa do Mundo de Futsal nesta segunda-feira. O seu primeiro adversário é o Vietnã, que irá enfrentar às 14h. O Mundial 2021 teve início nesse domingo e está sendo realizado na Lituânia. O Brasil é cabeça de chave do grupo D, que conta também com Panamá e República Tcheca.

Após mais de 30 dias de preparação intensa, o Brasil está pronto para a disputa. A partida desta segunda será na Klaipeda Arena, onde serão realizados todos os jogos do Brasil na primeira fase. Na quinta, a seleção enfrenta a República Tcheca às 14h. Já no domingo, os brasileiros jogam contra o Panamá às 10h.

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 111 pássaros silvestres na BR-267, em Caxambu, no Sul de Minas, na noite desse domingo (12). As aves, da espécie trinca-ferros, foram encontradas dentro de gaiolas no banco traseiro e porta-malas de um veículo, cuja placa era de Santos Dumont.

Conforme a PRF, o motorista, de 41 anos, relatou que seguia para Juiz de Fora. Após pesquisa de antecedentes criminais, foi constatado que ele responde por outros processos da mesma categoria.

Os pássaros serão encaminhados para a Polícia Militar de Meio Ambiente, já a ocorrência segue com a Polícia Civil de São Lourenço.

A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na sede do Tupi, em Juiz de Fora, e na casa do presidente do clube, José Luiz Mauler Júnior, na manhã desta segunda-feira. A ação é parte do inquérito da 4ª Delegacia de Polícia Civil, que investiga diversas irregularidades envolvendo a base do time.

A Polícia Civil começou a investigar o caso em maio deste ano, ouvindo reclamações e possíveis testemunhas. No fim de julho, a delegada Ione Barbosa determinou que Tiago Conte, ex-membro da diretoria do clube, repassasse R$ 43.250 a vítimas que pagaram e não puderam participar das peneiras do time.

Previsão do tempo

A semana tem início com predomínio de sol e calor em Minas Gerais. Já a massa de ar seco leva os índices de umidade a caírem para números críticos em todas as regiões mineiras, inferiores a 30% durante a tarde.

Para Belo Horizonte a expectativa é de céu claro e parcialmente nublado, contando também com névoa seca. Os termômetros apontam possível variação entre 16º e 33º.

 

Notícias

Anexos para downloads: