Boletim Amirt Notícias – 1° de dezembro

Hoje é quarta-feira, 1° de dezembro, e essas são as principais notícias do dia:

Política:

CCJ do Senado aprova PEC dos Precatórios

A PEC dos precatórios foi aprovada na tarde desta terça-feira, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por 16 votos a 10. A matéria agora será apreciada pelo plenário da Casa. Durante a reunião, o senador Fernando Bezerra, que é o líder do governo no Senado, acatou emendas propostas pelos senadores, alterando trechos mais polêmicos do texto. Por acordo de lideranças, porém, ficou acertado que a discussão em relação ao texto final prosseguirá até a apreciação dos senadores no plenário.

A PEC, que já passou pela Câmara dos Deputados, libera espaço fiscal em 2022 para o pagamento do programa social Auxílio Brasil, por meio do parcelamento do pagamento de precatórios e da alteração do método de cálculo do teto de gastos previsto na Emenda Constitucional 95.

As informações são da Agência Brasil.

Famílias de baixa renda terão redução automática na conta de luz

Famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo passarão a ser incluídas, automaticamente, como beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica. Com isso, mais de 11,5 milhões de famílias podem passar a receber o benefício, com descontos de até 65% na fatura mensal da conta de luz, somando-se aos 12,3 milhões de famílias de baixa renda que já usufruem da redução.

O protocolo que permite o cadastramento automático dessas famílias foi assinado nesta terça-feira (30), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e de diversos ministros. Antes, era necessário que cada família beneficiária de programa governamental requeresse individualmente o benefício, o que retardava e dificultava o processo, pois a maior parte era humilde, muitas moradoras de regiões distantes.

As informações são da Agência Brasil.

Esporte:

Flamengo vence Ceará e impede título do Atlético-MG

A noite de ontem foi de muita aflição para os atleticanos. No jogo entre Flamengo e Ceará, o rubro negro levou a melhor com o placar de 2 a 1. Este resultado impediu o Atlético-MG de alcançar o título do Campeonato Brasileiro. Com a vitória o Flamengo alcançou os 70 pontos, na vice-liderança, enquanto o Galo está com 78 pontos. A próxima chance atleticana será nesta quinta-feira (2), quando o Galo encara o Bahia, às 18h, na arena Fonte Nova, em Salvador. Ganhando, o time de Cuca será declarado campeão brasileiro de 2021.

Confira outras informações no nosso portal.

Justiça determina realização de novas eleições para a CBF

A Justiça do Rio restabeleceu, nessa terça-feira (30), os efeitos da decisão judicial que determinou a realização de novas eleições para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por dois votos a um, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça foi favorável ao recurso de agravo interno interposto pelo Ministério Público. A ação civil pública, ajuizada em 2017, demonstrou que a entidade desrespeitou a Lei 9.615 (Lei Pelé), ao realizar assembleia para reforma estatutária, no dia 23 de março de 2017, sem respeitar a convocação obrigatória dos representantes dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Efetivamente, tornam-se nulas as alterações que modificaram as regras eleitorais da entidade. Com isso, de acordo com a Justiça, uma nova assembleia deverá ser realizada, em um prazo de 30 dias, para a discussão desses assuntos.

As informações são da Agência Brasil.

Polícia:

Justiça decreta prisão preventiva a integrantes da Máfia Azul envolvidos em emboscada

Seis torcedores, integrantes da Máfia Azul, envolvidos na emboscada contra um ônibus Move, com torcedores do Atlético, tiveram a prisão em flagrante convertida para prisão preventiva. Isso significa que o grupo ficará detido por tempo indeterminado. O ataque aconteceu no ônibus da linha 6350 e deixou o veiculo completamente destruído, com praticamente todas as janelas quebradas. A emboscada ocorreu no Anel Rodoviário, altura do cruzamento com a Via do Minério.

O ataque vitimou seis pessoas. Uma delas, Mateus de Freitas Ferreira, de 20 anos, que sofreu morte cerebral. Uma outra pessoa está internada em estado grave no Hospital Pronto-Socorro João XXIII. Com os responsáveis pelo ataque, os policiais localizaram e apreenderam três bastões de madeiras, cinco bombas de fabricação caseira, um soco inglês, uma tesoura e um foguete.

Mulher encontra feto congelado enquanto limpava a geladeira em Belo Horizonte

Um bebê, de idade ainda não identificada, foi encontrado congelado dentro de uma geladeira no bairro Flávio Marques Lisboa, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, na noite dessa terça-feira (30). A descoberta foi feita por uma mulher, de 56 anos, dona da casa. O corpo estava dentro do eletrodoméstico há um ano.

O corpo estava enrolado em uma cinta e em diversas sacolas plásticas. A mulher, que acionou a Polícia Militar, disse aos policiais que a sacola foi entregue a ela por uma jovem vizinha. Em um determinado dia, a vizinha entregou a sacola para a mulher dizendo que era uma carne que ela comprou no supermercado e que precisava que a mulher guardasse para ela. Na noite dessa terça-feira (30) a mulher abriu o embrulho e se deparou com o corpo. A Polícia Civil irá investigar o caso. A vizinha que entregou o pacote ainda não foi encontrada.

Previsão do Tempo:

O tempo permanece instável em Minas Gerais nesta quarta-feira (1), devido à atuação de uma frente fria no Sudeste brasileiro. Com isso, há riscos de chuvas localmente fortes, com destaque para as regiões Centro, Sul, Sudeste e parte do Leste mineiro. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte e na capital a tendência é de pancadas de chuva acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento. As temperaturas mínimas apresentam uma ligeira queda e ficam em torno de 11ºC no estado. A máxima pode chegar a 32ºC.

Em Belo Horizonte, a previsão indica que o dia será de céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas, a qualquer hora do dia. A temperatura mínima foi de 17 °C, a máxima estimada é de 27 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 70% à tarde.

As informações são do Inmet e Defesa Civil de Belo Horizonte.

%d blogueiros gostam disto: