Boletim Amirt Notícias – 06 de dezembro

Hoje é segunda-feira, 06 de dezembro, e essas são as principais notícias do dia:

Política:

Câmara debate mobilidade para pessoas com deficiência visual

Audiência conjunta das comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, vai discutir nesta segunda-feira (6), a mobilidade de pessoas com deficiência visual. O debate atende pedido dos deputados Waldenor Pereira (PT-BA), Paulo Teixeira (PT-SP) e Erika Kokay (PT-DF).

Eles argumentam que, no dia a dia de nossas cidades, as pessoas com deficiência visual são “invisibilizadas”, e defendem o uso de “tecnologia assistiva na construção de uma cidade inteligente”, contribuindo para o aprimoramento do conceito de smart city, que implicará a construção de uma cidade efetivamente para todos.

As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Número de doações e transplantes de órgãos segue em baixa

A taxa de recusa familiar para doação de órgãos e tecidos em Minas Gerais permanece próxima dos 50%, e o número de transplantes realizados (até outubro foram 1.310), quando comparado a 2019, continua trajetória de queda de mais de 30%, no contexto da pandemia de covid-19. Outro fator, decorrente dos novos protocolos sanitários, e que teve impacto sobre o número de transplantes realizados, foi a exclusão de todos os prováveis doadores que apresentavam algum sintoma gripal, de modo a diminuir o risco de transmissão da covid-19.

Segundo o diretor do MG Transplantes, para que o Brasil alcance resultados melhores é necessário que, junto com o crescimento da adesão familiar às doações, a identificação do potencial doador seja aprimorada. Para isso, todos os municípios deveriam ser capazes de realizar o protocolo de morte encefálica, realidade que não é vivenciada por diversas cidades brasileiras, devido à falta de equipamentos e especialistas.

As informações são da Agência Minas.

Esporte:

Atlético vence Bragantino de virada com pintura de Hulk

No primeiro jogo após o título do Campeonato Brasileiro, o Atlético reencontrou a torcida neste domingo, no Mineirão, na partida da entrega da taça. Além da festa, o duelo contra o Red Bull Bragantino fez valer o espetáculo. As equipes fizeram um ótimo confronto e o Galo venceu por 4 a 3, de virada, no Gigante da Pampulha com direito a um golaço de Hulk no fim da partida.

Com a vitória, o Atlético emendou a 16ª vitória seguida em casa no Brasileirão e chegou aos 84 pontos garantindo a segunda melhor campanha de um campeão na era dos pontos corridos com 20 clubes, que começou em 2006. O rendimento do Galo fica atrás somente do Flamengo, de 2019, que levantou a taça com 90 pontos. O Galo fecha o Brasileirão contra o Grêmio, na próxima quinta-feira (9), em Porto Alegre.

Confira outras informações no nosso portal.

Brasil se classifica para segunda fase do Mundial feminino de handebol

A seleção feminina de handebol encerra nesta segunda-feira (6) a participação na primeira parte do Campeonato Mundial da modalidade, realizado na Espanha. A partir das 14h (horário de Brasília), as brasileiras enfrentam o Paraguai no pavilhão Cidade de Castellón, pela última rodada do Grupo G. Campeã mundial em 2013, a equipe está garantida na segunda fase, após vencer os dois jogos que fez até o momento. O último deles no sábado (4): 29 a 25 sobre o Japão. Na estreia, o triunfo foi contra a Croácia, por 30 a 25.

Na próxima fase, as brasileiras estarão no Grupo 4, novamente com Japão e Croácia (também já classificados, mas que não voltam a pegar o Brasil) e terão pela frente os três mais bem colocados do Grupo H, que reúne China, Argentina, Áustria e a anfitriã Espanha. A seleção leva consigo os quatro pontos somados com as vitórias sobre croatas e japonesas. Somente duas equipes, entre as seis da nova chave, avançam às quartas de final.

As informações são da Agência Brasil.

Polícia:

Bebê é encontrada morta na cama da mãe em Esmeralda

Uma bebê de 4 meses foi encontrada morta na manhã deste domingo (5) no bairro Parque Novo Ceasa, em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com informações da Polícia Militar, vizinhos acionaram a corporação depois que encontraram o bebê morto na cama da casa, com sangramento no nariz e hematomas nas costelas.

Moradores disseram à PM que a mãe da bebê seria usuária de drogas. A mulher não teve a idade divulgada e foi conduzida para a Delegacia de Plantão de Ribeirão das Neves, também na Grande BH. Em laudo preliminar, a perícia da Polícia Civil não constatou sinais de violência na bebê. A suspeita é de que a mãe tenha dormido em cima da menina.

Operação integrada investiga crimes de tráfico e roubo no Vale do Mucuri

Uma ação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), da Polícia Militar e da Polícia Penal, realizada na última sexta-feira (3), resultou em três prisões e na apreensão de um adolescente, nas cidades de Águas Formosas e Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri. A operação teve como objetivo apurar crimes de roubo e tráfico de drogas. Ainda durante a ação, foram apreendidos dinheiro, maconha e crack.

Segundo a PCMG, dois dos investigados, de 28 e 38 anos, eram reincidentes e cometiam crimes na região. Um deles, inclusive, teria prisão decretada pela Justiça por homicídio tentado em outro inquérito.

As informações são da PCMG.

Previsão do Tempo:

A previsão do tempo para esta segunda-feira (6) é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, às vezes fortes, e trovoadas isoladas no Sul/Sudoeste, Oeste, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Zona da Mata e Metropolitana. Nas demais regiões, o céu fica parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 13° e 35°C.

Em Belo Horizonte, há ocorrência de pancadas de chuva de 60 a 80 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de terça-feira (07).

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: