Boletim Amirt Notícias – 06 de agosto

Hoje é sábado, 06 de agosto e essas são as principais notícias do dia:

Política:

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar

Mais de 156,45 milhões de pessoas estão aptas a votar no próximo dia 2 de outubro, quando os brasileiros começarão a escolher o próximo presidente da República, além dos futuros governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Neste universo heterogêneo de cidadãos, ao menos 23,34 milhões de eleitores e eleitoras atenderão ao compromisso cívico por vontade própria, já que não são obrigados a votar. A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos. Só os eleitores que declaram não saber ler, nem escrever, ultrapassam os 6,33 milhões de pessoas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um número que representa cerca de 4% de todas as pessoas em condições legais de votar.

Economia:

Tesouro Nacional ameaça retaliação contra Estado que apelar contra corte de ICMS

O Tesouro Nacional deflagrou uma operação para evitar um efeito cascata de liminares obtidas por governadores no Supremo Tribunal Federal (STF) que buscam compensação imediata para a perda de arrecadação com a redução do ICMS sobre combustíveis, energia e telecomunicações. O STF tem dado essa garantia via abatimento das prestações das dívidas dos Estados com a União. A ação do Tesouro marca uma escalada na tensão entre o governo Jair Bolsonaro e os Estados em torno da desoneração do imposto estadual. Em documentos enviados aos governadores de Alagoas, Maranhão e Piauí, aos quais o Estadão teve acesso, o Tesouro afirma que a nota de crédito desses Estados, chamada de capacidade de pagamento, poderia ser “reclassificada em decorrência da declaração, no âmbito de processo judicial, de dificuldades financeiras”.

Saúde:

Familiares denunciam surto de tuberculose em presídio de Ribeirão da Neves

Familiares denunciaram um possível surto de tuberculose na Penitenciária Antônio Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo relatos, os detentos estão internados com suspeita da doença que teriam adquirido dentro do complexo prisional.A mãe de um dos presos, que tem 23 anos, relata que o filho está na enfermaria aguardando o resultado do exame, feito há cerca de 15 dias. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informa que cinco detentos contraíram tuberculose entre os meses de janeiro a junho de 2022 no Presídio de Ribeirão das Neves 1 e que todos eles receberam o tratamento recomendado pelos órgãos de saúde e sanitários competentes. O tratamento é realizado em regime ambulatorial, com recebimento dos medicamento e supervisão diária. Ainda segundo a nota, os pacientes são atendidos mensalmente pela equipe de saúde prisional, sendo encaminhados para a referência secundária apenas aqueles casos de com maior complexidade.

Esporte:

Confira os jogos dos times mineiros neste fim de semana

Os times mineiros entram em campo neste fim de semana pelo Brasileirão das Séries A e B. Neste sábado (6), o América-MG enfrenta o Juventude, às 16h30, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, pela 21ª rodada da Série A. O Cruzeiro e a Tombense também entram em campo no sábado (6), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os times se encaram pela 21ª rodada da Série B. O Atlético-MG fecha as participações dos mineiros nas competições. O Galo joga contra o Athetico-PR, às 19h, deste domingo (08), no Mineirão, na capital mineira.

Policial:

Idoso é preso suspeito de ter estuprado a própria enteada, que tem paralisia cerebral

Um homem de 67 anos foi preso em flagrante na última quinta-feira (4) acusado de ter estuprado a enteada. A vítima de 29 anos tem paralisia cerebral e por isso não consegue falar ou andar. A Polícia Militar (PM) foi acionada pela mãe da vítima, de 44 anos, que conseguiu um vídeo do marido praticando o crime. De acordo com a PM, as imagens mostram o homem vestido apenas com uma cueca e abusando sexualmente da enteada – na gravação, o suspeito toca o corpo da mulher. À polícia, o suspeito afirmou que estava brincando com a enteada. Ele foi conduzido para a Delegacia de Plantão de Uberaba. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), onde passou por exames médicos.

Peevisão do Tempo:

Neste sábado (06), Minas Gerais terá céu parcialmente nublado a claro com névoa seca no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro com névoa seca. A temperatura segue estável no Estado. A mínima foi de 7ºC e a máxima pode chegar aos 36ºC.

Em Belo Horizonte, a previsão meteorológica indica um dia de céu claro com baixos índices de umidade relativa do ar à tarde. A mínima foi de 15 °C, máxima estimada de 30 °C e a umidade relativa mínima em torno de 20% à tarde.

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: