A Black Friday chega à sua 13º edição no Brasil e conquistou os consumidores nacionais. As principais lojas aproveitam a data para realizar promoções agressivas e quedas bruscas nos preços.
Anualmente, as maiores lojas de e-commerce do mercado participam do movimento. Neste cenário, durante os 13 anos de promoção, a participação do setor de bares e restaurantes foi pequena. O grande foco das ofertas é voltado para a venda de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, como celulares, computadores e televisões.
Mesmo com a inovação, o perfil dos empreendedores brasileiros segue um padrão: o foco dos donos de bares e restaurantes é no atendimento do público nas festas de final de ano.
O empresário Gustavo Alves, da Kobes Emporium Bar, disse em entrevista ao portal AMIRT que eles decidiram não participar da Black Friday, que está focado nas festas de final de ano, confira a entrevista:
Durante a Black Friday, o faturamento permanece igual para a maioria dos estabelecimentos do setor. Nesse período, os principais focos dos empresários são as comemorações de fim de ano e a chegada do verão. Isso se deve não apenas ao clima quente, que naturalmente impulsiona a demanda, especialmente por bebidas e visitas aos bares, mas também devido às celebrações típicas dessa época.
Para este fim de ano, a Abrasel espera um desempenho positivo no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento real de 7% em relação ao que foi observado no mesmo período de 2022.