Belo Horizonte terá mais de 100 milímetros de chuva entre hoje e quarta

O volume é considerado muito alto e há previsão de pancadas de chuvas fortes; além disso, há risco geológico

Belo Horizonte deve ter mais de 100 milímetros de chuva distribuídos entre esta segunda (27) e a próxima quarta-feira (29), de acordo com a Defesa Civil da capital. O volume é considerado muito alto.

Na quarta-feira as chuvas serão mais fortes, podendo chegar a até 70 milímetros. As pancadas devem ocorrer mais no período da tarde. As temperaturas devem variar entre 17ºC e 29ºC.

Os moradores da cidade devem ter muita atenção, porque o volume é considerável, além disso, o alerta de risco geológico é válido até a próxima sexta-feira (31)

“Entre esses dias haverá pancadas de chuvas que, por hora, podem ser fortes”, alertou Cléber de Souza, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Veja a previsão por dia:

Segunda-feira (27)

Chuvas isoladas a partir da tarde, com intensidade moderada e possibilidade de ventos. Volume estimado 20 a 30 milímetros.

Terça-feira (28)

Pancadas de chuvas moderadas a forte,  a qualquer hora do dia e possibilidade de ventos de até 60 Km/h. Volume estimado 50 mm.

Quarta- feira (29)

Previsão de pancadas de chuvas fortes,  a qualquer hora do dia e possibilidade de ventos de até 60 Km/h. Volume estimado entre 60 e 70 milímetros.

Risco geológico

“Máxima atenção ao grau de encharcamento do solo e aumento do risco de ocorrências de deslizamentos, escorregamentos, quedas de muros, erosões e sinais construtivos”, escreveu a Defesa Civil.

Em Minas Gerais, somente nos últimos quatro dias foram 45 pessoas mortas por causa da chuva e a maioria delas por desabamento de encostas.

Dicas de segurança:

– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
– Atenção especial em áreas de encostas e morros.
– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

 

Fonte: O Tempo

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar