O caso das gêmeas que não acordam desde o nascimento tem comovido muita gente pelo país. As meninas são do interior do Pará. Elas estão dormindo desde que nasceram há cerca de 6 meses. Agora os especialistas afirmam que o fato pode ter sido provocado por um quadro chamado inato do metabolismo.
Quem acompanha a situação é a neuropediatra Pollyanna Lima Ciqueira, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. A especialista afirmou que se trata de um “termo genérico e que reúne diversas patologias relacionadas ao metabolismo, e a falta de uma enzima interfere no metabolismo da célula. ”.
A médica ainda acrescentou que apesar de não conhecer ainda a causa do erro, ele é hereditário e raro. Ela aponta histórico familiar e filhos de pessoas consanguíneas com fatores de risco para o problema. Outra preocupação é quanto as sequelas.
Na condição de coma, as crianças não têm estímulo externos, e para o bebê as primeiras horas após o nascimento são essenciais para o desenvolvimento neurológico. Ainda é prematuro dizer qual seria o tratamento para o problema. O caso está sendo estudado.