Nos últimos meses o problema com uma barragem comprometeu toda uma cidade e seus habitantes em Brumadinho. Acontece que, essa fatalidade pode ocorrer novamente em outras barragens, como é o caso da Barragem Sul Superior, localizada em Barão de Cocais, região central de Minas Gerais.
A estrutura, que seguia em nível 3 de emergência na manhã deste sábado (23), corria risco de entrar em colapso a qualquer momento.
A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Prefeitura de Barão de Cocais e a Vale discutem hoje, sábado (23), como será feito o treinamento destas pessoas. Eles reclamam que a medida veio tarde demais.
Desde o dia 8 de fevereiro, 450 moradores que viviam na região de alto-salvamento estão fora de suas casas devido ao primeiro toque da sirene que alerta sobre o comprometimento da barragem. Agora, com o alerta de rompimento, a Defesa Civil corre contra o tempo para preparar os outros moradores que podem ser atingidos em caso de colapso da estrutura.
Há cerca de 3 mil casas na zona secundária. As equipes reunidas em Barão de Cocais vão remanejar o plano de contingência já existente, definir pontos de encontro e rotas de fuga.
A Vale foi procurada para falar sobre o assunto, mas ainda não se manifestou.
O post Barragem no centro de Minas Gerais corre risco de rompimento e preocupa moradores apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro