O estudo feito pela Abrasel mostrou que empresários do setor de bares e restaurantes ainda estão com dívidas em atraso
Uma pesquisa revelou que 58% dos empresários do setor de bares e restaurantes de Minas Gerais estão com dificuldades para pagar os salários integrais de abril aos seus funcionários. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Os dados foram coletados, com 457 empresários da categoria, entre os dias 4 e 10 de maio. Os salários venceram no quinto dia útil do último mês.
Devido à pandemia da Covid-19, bares e restaurantes devem fechar antes das 20h. Segundo a Abrasel-MG, o período noturno é responsável por 70% das receitas. Com isso, o setor está faturando menos de 40% do que arrecadava antes da pandemia.
A pesquisa mostra ainda que 81% dos empresários estão com dívidas e possuem pagamentos de impostos federais atrasados, como INSS e Imposto de Renda.
Além disso, 43% destacam que o IPTU está vencido, assim como contas de aluguel, gás e luz.
Para a Abrasel-MG, a ajuda do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) seria essencial neste momento. O Senado aprovou o programa no dia 11 de maio. Porém, aguarda sanção presidencial.
O Pronampe garantiria assistência de crédito especial a essas empresas. Enquanto isso, 42% dos empresários devem reduzir a jornada de trabalho dos funcionários e 44% vão suspender o contrato.