Bancos são fechados em Juiz de Fora após funcionários contraírem Covid-19

Duas agências do Bradesco e uma do Itaú foram fechadas nesta sexta-feira (6), em Juiz de Fora, após funcionários terem diagnóstico confirmado para Covid-19. De acordo com o Sindicato dos Bancários da Zona da Mata (Sintraf-JF), duas bancárias foram infectadas pelo coronavírus na unidade do Bradesco na Rua Halfeld, e uma no Largo do Riachuelo, ambas na região central. Outro funcionário da agência do Banco Itaú na Rua São Mateus, bairro homônimo, também teve o resultado positivo para a doença.

Ainda conforme a categoria, seguindo os protocolos de segurança e saúde, as unidades devem passar por sanitização e permanecerem sem atendimento externo até a próxima semana. Os demais funcionários também devem realizar exames para verificar se foram contaminados. 

Desde o início da pandemia, em março, o Sintraf-JF acompanha os casos de contaminação entre os bancários. No conhecimento da categoria, cerca de 50 funcionários de bancos foram infectados em Juiz de Fora.

LEIA MAIS

Flexibilização dos protocolos nos bancos

De acordo com a diretora de Saúde e Condições de Trabalho do Sintraf-JF, Taiomara Neto de Paula, a confirmação do diagnóstico do bancário da agência no Largo do Riachuelo foi dada nesta quinta (5) à noite, entretanto, alguns funcionários ainda foram trabalhar na manhã de hoje. “Antes, não era dessa forma. Assim que ficavam sabendo [do teste positivo], já fechavam para ninguém entrar”, diz. 

A representante explica que a categoria está tentando negociar melhores condições de trabalho com os bancos. Isto porque teria ocorrido uma flexibilização nos protocolos de atendimento, como ampliação do horário de trabalho, o que traz mais riscos aos funcionários. “Estão banalizando um pouco a questão da Covid e é uma coisa muito séria, os casos em Juiz de Fora têm aumentado” aponta Taiomara. “Essa denúncia é muito importante para a população entender que, em uma agência bancária, a propagação de vírus é muito grande.” 

Segundo a diretora do Sintraf-JF, por conta do alto número de clientes e das filas para acesso às agências, a categoria reforça o pedido pela preferência de atendimento pelos canais eletrônicos, a fim de minimizar os riscos de contaminação.

A Tribuna solicitou um posicionamento do Bradesco, do Itaú e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e aguarda retorno.

O post Bancos são fechados em Juiz de Fora após funcionários contraírem Covid-19 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar