Banco de Leite Humano faz ação nesta semana para estimular doação

Banco de Leite Humano do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) realiza ação de conscientização para incentivar doação de leite. Atualmente, o banco conta com 15 mulheres que realizam a doação e, na semana que vem, mais três vão aderir ao grupo, porém, o ideal seriam 30.
No dia 19 de maio, sábado, é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Sendo assim, todos os bancos de leite, de todo o mundo, estão promovendo ações durante esta semana para incentivar a doação. “E foi isso que realizamos nesta quarta (16). Com a distribuição de material informativo, explicamos como é feita a doação. Às interessadas relatamos os procedimentos que elas devem seguir e que fornecemos material para doação e buscamos o leite na casa da doadora”, explica a referência técnica do Banco de Leite Humano de Uberaba, Marcia Alves Pereira.
Quanto à atual situação, Marcia diz que o estoque não é satisfatório, pois ainda não é possível atender toda a demanda do Hospital de Clínicas. Inclusive, este é o único hospital para o qual o Banco de Leite de Uberaba envia leite materno. “Hoje temos cinco bebês internados na UTI e não conseguimos mandar toda a dieta para eles; sempre precisamos de doação”, diz.
Com relação ao processo de doação, uma vez que muitas mães ficam preocupadas se terão leite suficiente para doar e amamentar o filho, Marcia explica que é simples, pois quanto mais a mãe retira o leite, mais o produz. “Então, ela deve amamentar o filho e a sobra, colher para doação; nunca vai faltar leite para o dela. Não exigimos quantidade e a mãe doadora ainda terá a semana toda para coletar. Sempre ela terá um pouquinho que, para nós, fará a diferença”, afirma.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar