De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, sigla em inglês), os casos de bullying, indisciplina e solidão dentro das escolas do Brasil estão acima da média internacional. Os dados foram divulgados ontem, 3, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Para a Organização, o ambiente pouco receptivo afeta o desempenho dos estudantes. Ainda de acordo com o levantamento, em porcentagem, os resultados do PISA no Brasil em 2018, 68% dos estudantes não sabem o básico de matemática; 50,1% apresentam baixo desempenho em leitura e 55,3%, baixo desempenho em ciência.
O Pisa é uma avaliação a nível mundial com provas de matemática, leitura e ciência. Além dos alunos, as pessoas que participam da formação dos mesmos como professores, diretores de escola e pais também respondem aos questionários. A mais recente edição, de 2018, foi aplicada a 10.691 alunos de 638 escolas do Brasil.
Edson Marinho Rey, diretor do Colégio Monsenhor Mário Araújo Guimarães, embora essa seja uma realidade nas escolas como os casos de bullying, indisciplina e solidão, nos últimos anos, segundo ele, pelo menos na instituição de ensino em que trabalha, esses problemas têm diminuído muito.
“Não devemos confundir indisciplina com violência. Em nossa escola, nos últimos anos, tenho tido poucos problemas com violência. Quase nenhum registro. Mas, casos de indisciplina ainda encontramos. Mas, quando algo assim acontece nós, da escola, sempre resolvemos rapidamente o caso”, pontuou Edinho.
Desde os anos 2000, em que a avaliação do Pisa foi criada, o Brasil é um país participante. Mas, em todas as edições continua muito abaixo de países desenvolvidos e da média de países da OCDE, considerada uma referência na qualidade da educação.
O post Balanço divulgado pelo Pisa mostra inferioridade brasileira na educação com relação a média internacional apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro