Bala de canhão da Guerra Civil dos EUA é detonada por equipe

A bala de canhão, proveniente da Guerra Civil dos EUA, estava guardada em casa americana por meses

Um esquadrão antibombas detononou uma bala de canhão usada na Guerra Civil dos EUA, ocorrida entre 1861 e 1865. Os profissionais encontraram a munição no condado de Frederick (Maryland).

Segundo o Gabinete Estadual do Corpo de Bombeiros (OSFM em inglês), durante comunicado na última terça-feira (23), o mecanismo de fusão ainda estava intacto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um residente de Glen Hill Court contatou a equipe após receber a bala de canhão. Um membro da família teria encontrado o artefato enquanto detectava metais nas redondezas de Monocacy National Battlefield, conforme os profissionais informaram à CNN.

O morador da região guardou a bala de canhão em sua casa durante meses, até optar por contatar as autoridades. Os especialistas levaram a bala de canhão para uma pedreira, onde detonaram o dispositivo na última segunda-feira.

Segundo informações do esquadrão, a bala de canhão tinha poder suficiente para causar danos significativos ao ser acionada. “Poderia facilmente ter matado alguém”, relatou Oliver Alkire, vice-chefe dos Bombeiros de Maryland.

A Guerra Civil Americana se deu entre a União e os Confederados. O conflito começou a partir de uma longa discordância em relação a escravização, os contrários ao regime venceram a batalha.

Foto: Divulgação/Maryland State Fire Marshal

%d blogueiros gostam disto: