Baixas temperaturas aumentam risco de doenças respiratórias

As temperaturas já caíram em quase todo o país. Para se ter uma ideia, em Minas Gerais, a cidade de Monte Verde, no Sul, a mínima chegou a -1,6°C, nesta terça-feira (22). Com a queda dos termômetros, é importante ficar atento às doenças típicas da estação, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório.

Os resfriados mais comuns neste período são causados por uma série distinta de vírus. De acordo com Ricardo Luís Fontes, infectologista e professor da Faminas-BH, no mercado não existem antivirais que tragam resultados positivos para quem está nestas condições. Por conta disso, o tratamento é direcionado de acordo com os sintomas de cada paciente.

Os resfriados mais comuns são percebidos por sintomas através das vias aéreas como coriza (secreção nasal), espirros, lacrimejamento e mal estar. Além disso, asma e irritação na pele também são comuns.

O infectologista ainda ressalta que uma alimentação balanceada, hidratação adequada e evitar ficar em locais fechados auxiliam para uma boa recuperação.

V.V

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar