Avanços para a saúde de São João del-Rei

Nos últimos dias , a cidade comemorou duas importantes conquistas para melhorar o atendimento à saúde da população. Ainda neste mês de setembro o Hospital Nossa Senhora das Mercês de São João del-Rei vai contar com novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) que vão praticamente dobrar a capacidade de atendimento.

v O credenciamento pelo SUS do tratamento de radioterapia da Santa Casa era um sonho antigo da população - Foto: Arquivo Gazeta

O credenciamento pelo SUS do tratamento de radioterapia da Santa Casa era um sonho antigo da população – Foto: Arquivo Gazeta

No dia 31 de agosto o ministério da saúde liberou o credenciamento do SUS para o tratamento de radioterapia na Santa Casa. O credenciamento vai garantir atendimento gratuito para pacientes de câncer.

Hospital
Segundo a superintendente do hospital, Patrícia Aparecida de Resende Vieira, a liberação de novos leitos só foi possível depois de uma reunião que tiveram no Ministério da Saúde, em Brasília, na segunda quinzena de julho.

Patrícia lembra também que está com a estrutura e os funcionários prontos para receber esses enfermos, mas não podia funcionar pela falta de habilitação. “A participação de Aécio foi fundamental para conseguirmos essa liberação. Tenho que agradecer especificamente ao senador e ao apoio do prefeito Nivaldo de Andrade”.

A superintendente destaca ainda que a macrorregião tem uma defasagem de 50 leitos, segundo o Ministério da Saúde, e que essas novas vagas irão ampliar o atendimento na região. “Com seis leitos atendíamos em média 360 pacientes por ano. Com os novos leitos esse atendimento será ampliado para cerca de 500. Vamos nos reunir com a coordenação da UTI no hospital, faremos alguns ajustes internos. Nossa previsão é que neste mês de setembro a gente já esteja funcionando”.

Santa Casa
O administrador da Santa Casa, Adriano José Tomaz Teixeira, afirma que “nesse momento era primordial o credenciamento. O tratamento oncológico é muito complexo e depende de uma equipe de profissionais especializada. É um custo elevado e, se não conseguíssemos esse recurso do SUS não tínhamos condições financeiras de manter o atendimento”, explica.

O administrador afirma ainda que o aparelho de radioterapia da cidade irá atender os pacientes da macrorregião Centro-Sul o que representa uma população em torno de 700 mil. “Iremos atender os tratamentos oncológicos da região que abrange cidades como Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, além de São João del-Rei. Essas são as cidades polos da macrorregião”. Teixeira lembra que esse equipamento está mais próximo à residência das pessoas que fazem o tratamento e essa facilidade auxilia muito na recuperação do paciente.

“O credenciamento do tratamento na Santa Casa foi confirmado em uma reunião em que o senador Aécio Neves agendou com o secretário Nacional de Saúde, em Brasília. Nesse dia tivemos a informação que seríamos credenciados. Se não conseguíssemos existia a possibilidade de pararmos o atendimento. Tínhamos um prazo limite até o fim do ano, mas com essa notícia não teremos mais esse problema”,disse o administrador.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: