Aumentos abusivos fazem idosos cancelarem contratos com os planos de saúde

Depois da aprovação do estatuto do idoso, as operadoras de planos de saúde só podem reajustar o valor até os 59 anos de idade. Mas vale lembrar que a lei também autoriza o reajuste anual. Tantos aumentos seguidos tem deixado o orçamento de algumas famílias comprometido.

Além da terceira idade tem plano de saúde fornecido pela empresa, que também há reajustes. A ANS autorizou que as operadoras de plano de saúde poderão cobrar no ano que vem adicional de até 40% no sistema de coo participação. Soma daqui, soma dali, no fim das contas… o preço é alto.

Cuidar da saúde hoje em dia não demanda só paciência com o sistema público. A maioria dos planos de saúde tem trazido muita dor de cabeça para vários usuários, mas a situação vai ficando complicada com o passar dos anos. Esse é o caso da Dona Aparecida e do seu Diomar. Para não apertar tanto nas finanças da família, eles organizam até as datas para poder consultar.

E a situação pode ficar ainda mais apertada. Nos últimos três meses, o seu Diomar e a Dona Maria gastaram mais de dois mil e quinhentos reais com o plano de saúde. Foram apenas consultas e exames realizados. Isso porque três anos atrás, a mensalidade paga por eles era de R$ 290 reais.

Uma resolução publicada pela Agência Nacional Reguladora de Saúde Suplementar, determina que o valor aplicado para pessoas com até 59 anos, não pode ser superior, ao valor cobrado na faixa etária de zero aos 18 anos. E é justamente esse reajuste aos 59 anos, que tem preocupado toda a família.

Hoje a ANS observa três situações. Pessoas que assinaram planos de saúde antes de 1999 devem seguir o que estipula o contrato. Planos vigentes de 99 até 2004 podem reajustar os planos até os 70 anos de idade. E planos registrados depois de 2004 podem reajustar o preço até a idade máxima de 59 anos, mas os reajustes anuais permitidos pela ANS podem ser aplicado a todos, independente da idade.

 

O post Aumentos abusivos fazem idosos cancelarem contratos com os planos de saúde apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: