Aumento de casos gera “fila” para realização de testes em UBS’s de Uberaba

O aumento no número de casos de Covid-19 em Uberaba levanta outro alerta: todos os pacientes com sintomas estão sendo testados? Além da curva crescente de pacientes positivos, houve ainda um salto exponencial nos casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs),  de mais de 100% em 2021.

Um usuário da UPA informou para a reportagem do JM Online, que foi encaminhado na sexta-feira (12) para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o exame. Contudo ao ligar na UBS foi informado que só poderia realizar o exame no dia 17. Vale destacar que ele já apresentava sintomas (sintomas: falta de ar, tosse, nariz escorrendo, diarréia, enjôo e fadiga) há cerca de quatro dias, logo já estava nos dias possíveis para  ser testado.

A reportagem acionou a Prefeitura Municipal de Uberaba para verificar se realmente há uma “fila” para fazer o teste, aproximadamente quantas pessoas aguardam e qual a média de espera. Ainda questionou quantos testes há em estoque. 

A comunicação da prefeitura informou que, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, entre os meses de janeiro e fevereiro foram realizados 1679 testes públicos para covid-19 em Uberaba. A média é de 28,45/dia. “Atualmente Uberaba dispõe de 16.500 testes que já foram distribuídos nas UBSs para uso. A previsão é de que outros dois mil chegam a cidade nesta semana”, completou. Quanto à fila de espera, não houve resposta. 


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

%d blogueiros gostam disto: