Atendimento de ocorrências pelo Samu cresce 13% no primeiro trimestre de 2021

No primeiro trimestre de 2021 o Samu atendeu cerca de 12 ocorrências a mais por dia, passando de 102 para 114 (Foto/Arquivo JM)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve um aumento de 13,2% de atendimentos nos três primeiros meses de 2021, comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram 9.103 atendimentos em 2020 e 10.301 em 2021. Dessa forma, a média diária de atendimentos do Samu em janeiro, fevereiro e março de 2020 foi de 102 casos diários; esse ano, a média diária saltou para 114 no mesmo período. Os dados são da coordenadora geral do Samu em Uberaba, Ana Paula Jardim.

Atualmente o município conta com oito veículos destinados ao atendimento de urgência, sendo que eles são montados de acordo com a necessidade das ocorrências. São cinco ambulâncias de suporte básico, duas ambulâncias de atendimento avançado e uma unidade para simples transporte. Nas unidades de suporte avançado o atendimento de urgência é feito por um médico e um enfermeiro; já nas unidades de suporte básico o socorro emergencial é realizado por um técnico de enfermagem e um socorrista.

Ana Paula Jardim explicou que é de grande importância que, ao solicitar o atendimento, todas as perguntas sejam respondidas de forma correta e precisa. “A gente insiste muito no telefone, porque quanto melhor o filtro da necessidade do paciente no local do atendimento mais rápido conseguimos atender aqueles que realmente precisam”, explicou. A coordenadora declarou que muitas vezes as pessoas ficam nervosas nesse primeiro contato por telefone, mas que ele é determinante para o funcionamento correto do serviço. “Nós estamos exercendo a Medicina pelo telefone, nós dependemos do que a pessoa fala”, esclareceu Ana Paula

Ela ressalta que os serviços do Samu são para transportar aqueles casos que envolvem risco de vida. Durante esse primeiro contato por telefone, se o médico constatar que o paciente tem condição de se encaminhar para a UPA ou UBS ele orienta a buscar ajuda com veículo próprio ou de terceiros. Caso não seja possível, é utilizada a unidade de simples transporte. Segundo Ana Paula esse é o atendimento que costuma gerar reclamações de demora pela população. "Às vezes fica em uma suposta lista de espera para o transporte simples (…). Aquele paciente que tem uma necessidade emergencial nós conseguimos atender no tempo resposta que é determinado por lei, que é no máximo 15 minutos no local”, esclareceu Ana Paula.

O serviço do Samu em Uberaba conta com seis equipes por turno. A coordenadora do serviço esclareceu que os carros precisam ter a equipe correta para circular e fazer o atendimento. Ana Paula também explicou que muitas ocorrências emergenciais são atendidas também pelos parceiros, como o Corpo de Bombeiros ou as concessionárias das rodovias, que fazem o atendimento pré-hospitalar, chamado de APH entre os profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde determina a quantidade de ambulâncias do Samu baseado na quantidade de habitantes do município. A coordenadora do Samu em Uberaba esclareceu que, de acordo com essa determinação do Ministério, o município teria apenas cinco ambulâncias e cinco equipes e que o acréscimo é por parte do município visando atender a alta demanda. “O Samu funciona muito bem quando ele faz o serviço a que se propõe, que é atender a questão da emergência, tendo a resposta nesse tempo que seja favorável para salvar a vida”, finalizou Ana Paula.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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