Caratinga recebe a assistente virtual Frida, que fornece atendimento 24 horas para vítimas de violência doméstica. O projeto “Chame a Frida” foi criado após análise da crescente demanda quanto à violência doméstica contra as mulheres nesse momento de isolamento social.
Através de um número de whatsapp, a Frida acolhe a denúncia, esclarece dúvidas, agenda um horário para que a vítima vá até a delegacia fazer as medidas protetivas, e até mesmo aciona a polícia em situações de flagrante ou risco, inclusive enviando uma viatura.
A ferramenta tem como proposta somar forças neste combate, se tornando um mecanismo de apoio à vítima. O chatbot é monitorado 24h por um policial de plantão. Frida possui um menu com diversas opções, identificando a necessidade de atendimento imediato, onde a vítima pode até mesmo enviar a sua localização. Tratando-se de dúvidas ou orientações, as respostas automáticas foram baseadas na realidade de atendimento de sua criadora, a Policial Civil Ana Rosa Campos, que atua há 8 anos com a sensibilidade de casos rotineiros de violência contra a mulher.
A delegada Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Caratinga Nayara Travassos destaca a importância de trazer a Frida para ajudar mulheres vítimas de violência em Caratinga.
É claro que o serviço de atendimento virtual não exclui, em hipótese alguma, o atendimento presencial.
Até o momento o projeto “Chame a Frida” já foi implementada nas cidades de Manhuaçu, Governador Valadares, Abre Campo e, agora, em Caratinga.
Para falar com atendente Virtual Frida de Caratinga, bastar mandar uma mensagem para o número (31) 9 7595 4443.
Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG