Araxá tentava repassar a responsabilidade do Cerad ao Estado desde 2012, porém a reunião só foi realizada em 2019
O governo de Minas Gerais será responsável pela gestão do Centro de Reeducação do Adolescente (Cerad) de Araxá, na região do Alto Paranaíba. A transferência foi oficializada durante a visita do subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Neves.
Além da mudança na gestão, o local também alterou o nome. De acordo com as informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Cerad passa a ser o Centro de Internação Provisória de Araxá.
Em 2019, o município se reuniu com o Estado para decidir quem iria ser responsável pela instituição. Por lei, a obrigação é do Estado, por isso, foi decidido que o centro voltaria a ser responsabilidade do Estado.
Entretanto, o município precisou passar por reformas nas instalações antes das alterações. “Nesse acordo, ficou determinado que o espaço passasse por adequações às normas do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) antes que a gestão da unidade fosse passada à Secretaria de Estado de Segurança”, disse o subsecretário.
O Cerad trabalha na recuperação de adolescentes de 13 a 17 anos, que cometeram diversos tipos de infrações. Atualmente, a instituição tem capacidade para 17 adolescentes.
Foto: Prefeitura de Araxá/ Divulgação