O sinal sonoro está sendo ativado de forma preventiva e a população não precisa sair de casa
A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) está realizando testes nas sirenes da propriedade em Araxá, no Alto Paranaíba, nesta quinta-feira (1º).
Segundo a empresa, a intenção é certificar de que o sistema de alerta de emergência em barragens esteja funcionando.
Por este motivo, se a população ouvir o alerta sonoro não precisa sair de casa, visto que o trabalho está sendo realizado de forma preventiva.
De acordo com a companhia, seis sirenes instaladas no local possuem capacidade de emitir alerta de emergência na área denominada Zona de Autossalvamento (ZAS).
Em caso de risco de ruptura, o Plano de Ação de Emergência para Barragens prevê que as sirenes sejam ativadas para que a população potencialmente afetada receba o alerta.
A companhia assegura que as barragens possuem condições estáveis e que passam por verificações técnicas periódicas, monitoramento em tempo integral e manutenções constantes para garantir o desempenho esperado e as condições de segurança.
Além disso, a empresa destacou que está atenta ao cenário da pandemia da Covid-19 e seguindo todos os protocolos de segurança para a realização dos testes.