A maioria dos vestibulares e até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possuem os hábitos de acumularem as matérias de todo o ensino médio, ou seja, há muita coisa para estudar. Sendo assim, é importante que os estudantes não esperem para estudar próximo a prova e também não acumulem matérias.
O ideal é estudar regularmente e ter um bom planejamento, além de disciplina e foco. O professor e diretor do colégio Elite Rede de Ensino de Belo Horizonte, Judson Bernardino passou várias dicas para que os alunos se preparem para o Enem.
A primeira dica é ter uma rotina de estudos para que o estudante consiga um equilíbrio entre a preparação e as demandas sociais. Lembrando que o planejamento é individual.
Em seguida, o aluno precisa estabelecer metas de estudo. Além disso, é importante tirar um dia na semana para descansar.
Fazer várias provas é muito bom para treinar. Outra dica importante é sempre seguir as estratégias de resolução de provas que foram desenvolvidas ao longo dos simulados.
Durante a prova é muito valoroso garantir as questões fáceis e deixar as mais difíceis por último, assim o estudante vai ter mais chances de acertos.
Já em relação ao famoso chute, às vezes, é inevitável, porém só chute as questões difíceis que há mais probabilidade de erro.
O tempo deve ser bem gerenciado durante a avaliação. Estudar atualidades é extremamente importante, além de praticar atividades de autoconfiança.
Na prova do Enem é interessante prestar atenção que cada questão é interdisciplinar e contextualizada, ou seja, uma questão pode ter conhecimento em mais de uma área.
No entanto, há uma tendência de a prova deste ano vir mais conteudista, com perguntas mais diretas, não muito diferente de vestibulares tradicionais.
Por fim, o mais importante, exercite a redação e faça ao menos uma por semana.
Inscrições
Neste ano, foram registrados 654.885 inscritos para o Enem somente em Minas Gerais. As inscrições já foram finalizadas no dia 17 de maio, mas os participantes tiveram até o dia 23 para pagar a taxa, no valor de R$ 85.
Já no Brasil, foram mais de 6 milhões de inscritos para a edição de 2019. Além disso, as provas vão ser aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em dois domingos.
Vale lembrar que o Enem avalia o desempenho do estudante e proporciona o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e também em instituições portuguesas.
Além disso, o exame possibilita que o aluno realize o financiamento e o apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
(com supervisão de Victor Veloso)