App é nova aposta da Câmara para aproximar população

A atual Mesa Diretora da Câmara está antenada na evolução no modo de comunicação entre pessoas e instituições. Prova disso é a criação de uma nova forma de contato do cidadão com os vereadores e também com os departamentos da Câmara. Está em fase de produção um Aplicativo que vai aumentar, ainda mais, a presença do Poder Legislativo nos meios digitais.

A nova ferramenta foi formatada pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI) e está em desenvolvimento por uma empresa especializada na criação de Apps. O diretor de TI da Câmara, Eduardo Diniz, antecipa que a premissa principal “é fazer uma ferramenta bastante amigável e com uma interface intuitiva para que o cidadão tenha, na palma da mão, uma forma ágil de buscar serviços diversos”, conta.

Em uma tela de fácil entendimento, quem baixar o app vai ter, de cara, uma opção “fala cidadão”. No espaço, a pessoa poderá reivindicar dos vereadores melhorias em sua rua. “O cidadão vai ter a possibilidade de fazer a foto de um buraco, por exemplo, e escolher para qual vereador quer encaminhar a demanda”, completa Eduardo.

Na tela inicial estarão acessíveis ainda botões com informações sobre os vereadores, as comissões permanentes, pauta das sessões Ordinárias a agenda com os eventos da Câmara, além de um link para assistir, online, a TV Câmara. A previsão é de que a nova ferramenta esteja disponível nas lojas virtuais de aplicativos até o mês de abril.

O presidente da Câmara, Cláudio Caramelo (PRB), destaca que oportunizar as pessoas para um contato mais próximo com o Legislativo é um dos pilares da atual da gestão. Outros projetos como o Câmara Ação, que leva cidadania aos bairros, é um dos exemplos dessa busca constante em aproximar o Poder com a população.

Sobre o aplicativo o presidente entende que “não podemos ser omissos na questão de oferecer possibilidades para as pessoas conhecerem o trabalho que é desenvolvido pelos vereadores. E o aplicativo, que a pessoa pode baixar no celular, é uma das formas mais atuais de comunicação e precisamos estar inseridos nesse meio”.

Outro ponto positivo da ferramenta é o baixo custo de desenvolvimento que dispensou licitação. “É mais um importante motivo para que estejamos disponíveis para os cidadãos no mundo virtual através de um App”, conclui o presidente.

Com Marcelo Paiva

Postado originalmente por: Portal Sete

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