Aposentados municipais nascidos em junho têm até dia 30 para fazer prova de vida

Aposentados e pensionistas que recebem seu benefício pela Prefeitura de Belo Horizonte e fazem aniversário em junho devem realizar a prova de vida até o dia 30 deste mês, para evitar que o pagamento do salário seja suspenso. A previsão é a de que 1.680 pessoas realizem o procedimento até esta data.

Para efetivá-lo, basta comparecer presencialmente a qualquer agência ou posto de atendimento do Banco Bradesco (agência em que os servidores recebem seus salários). No local, o beneficiário deverá realizar o procedimento em um terminal de autoatendimento e imprimir o comprovante garantindo que o recadastramento foi finalizado.

Caso o aposentado ou pensionista não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida pelo equipamento de autoatendimento por qualquer motivo, ele deverá apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.

Ação permanente 

A prova de vida será realizada até o final do ano e cada grupo deve ir presencialmente ao banco no mês de nascimento. O ideal é que os beneficiários se dirijam a uma unidade bancária entre os dias 11 e 25 de junho – período em que a circulação de pessoas nesses espaços é menor.

A Prefeitura esclarece que não é necessário o comparecimento daqueles que fizeram aniversário em 2022 nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Nesses casos, eles terão obrigatoriedade somente em 2023.

Suspenso desde março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19, o processo foi reativado em maio após a vacinação da maior parte da população, aliado à estabilidade dos indicadores epidemiológicos e assistenciais.

A prova de vida é coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado. O objetivo é certificar que o aposentado/pensionista da Prefeitura está vivo e, assim, inibir possíveis irregularidades no recebimento de salário por terceiros. Ao todo, a Prefeitura conta com aproximadamente 20.200 aposentados e pensionistas.

Processo obrigatório 

A Prefeitura esclarece que o aposentado ou pensionista que não efetuar a prova de vida até o último dia do mês de seu aniversário terá o pagamento do benefício suspenso até que regularize sua situação. Neste caso, o pagamento será retomado no mês seguinte após a realização da prova de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.

Exceções 

Nas situações relacionadas abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do Bradesco:

– Se for pensionista menor de 18 anos de idade.

– Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas.

– Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo.

– Quando a biometria não puder ser lida por qualquer motivo.

– Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial.

– Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

As informações são da PBH.

Foto: Divulgação/PBH

Pesquisar