A medida foi tomada após aumento considerável de casos na cidade
Atividades serão restritas ou suspensas em Poços de Caldas, no Sul de Minas, devido ao aumento dos casos de Covid-19 nos últimos dias. O decreto foi publicado pela prefeitura da cidade em edição suplementar no Diário Oficial do Município nessa quarta-feira (2),
Conforme o texto, parques públicos, de diversão, danceterias, salões de dança e discotecas não poderão abrir temporariamente no município. Em bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência as mesas devem ser ocupadas apenas por pessoas do mesmo convívio familiar. Além disso, esses locais só poderão funcionar com ocupação máxima de 40% das mesas.
Desta forma, a prefeitura irá fazer análises do cenário da doença na cidade após 14 dias do início das restrições.
Após o período, avaliações serão feitas pelo comitê de combate à Covid-19 do município. Com os resultados, a prefeitura vai decidir se as atividades podem permanecer suspensas ou restritas. Além disso, dependendo da conclusão da análise, medidas mais drásticas podem ser tomadas, como o aumento da restrição.
Agências matrimoniais, empresas de sauna e banhos thermais também não podem funcionar temporariamente. Das cirurgias eletivas, apenas foram mantidas as oncológicas e as de urgência.
Ainda de acordo com o documento, o não cumprimento das medidas caracteriza crime contra a saúde pública e desobediência, podendo sofrer penalidades penais cabíveis, sanções administrativas de multa e interdição do estabelecimento.